Documentário mostra superação e competência da enfermagem e equipes de saúde na pandemia

O diretor Elder Fraga acaba de gravar o documentário “Linha de Frente Brasil”, que mostra a rotina de profissionais de saúde na assistência e no combate à pandemia da Covid-19. O filme mostrará de perto o trabalho da enfermagem e de outras áreas da saúde. “É um momento muito sensível para todos, pois além de profissionais da saúde, treinados e preparados para o trabalho, são pessoas que têm família: pais, filhos, maridos, esposas que estão diariamente dentro das UTIs e precisam ficar afastados de seus entes queridos. A realidade deles, no dia a dia, é muito triste, pois também sentem medo, mas estão lutando e muito para salvar vidas, com longas e exaustivas jornadas de trabalho. Muitas vidas vão embora todos os dias, isso realmente mexe e muito com todos. Se nós, que passamos alguns dias filmando, já nos sentimos mexidos, e em alguns momentos, abalados, imagina a cabeça desses profissionais”, conta Elder.

A ideia, segundo o diretor (ao fundo), foi documentar a rotina dos profissionais de saúde em meio à pandemia

O diretor explica que a ideia de fazer o documentário surgiu no início da atual pandemia e que, durante as filmagens, todos os protocolos de segurança foram seguidos por ele e sua equipe: “Em março, no início da pandemia aqui no Brasil, comecei a estudar muito sobre o tema e sobre tudo que estava acontecendo no Brasil e no mundo, pois recebi um convite da curadora do festival Cine Brazil – Circuit, Tatiana Barthem, para produzir e dirigir um curta sobre o isolamento social. Então rodamos o ‘Diário de Isolamento 121’. Nesse mesmo período, o diretor de fotografia Tomires Ribeiro estava fazendo o curta ‘Antes Que Eu Esqueça’ para o mesmo festival, e como trabalhamos juntos na finalização do meu curta, falei pela primeira vez com ele sobre fazer um documentário com foco nos profissionais da saúde, mas ainda faltava uma peça para a gente dar início ao projeto. Como entrar nos hospitais no momento mais crítico da doença? Foi aí que surgiu o médico Dr. José Neder Netto. Na mesma semana, liguei para ele para falar sobre outro assunto e o documentário acabou surgindo na conversa, ele se interessou em nos apoiar e começaram os contatos, tudo dentro dos protocolos de segurança”.

 

A produção está prevista para ser lançada em 2021 e mostra a enfermagem com destaque

O documentário foi rodado em Santos, dentro de três hospitais: Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Complexo Hospitalar dos Estivadores e Hospital de Campanha Vitória. Além disso, também é mostrado o trabalho do SAMU de Santos. Elder contou também aquilo que ele vivenciou e aprendeu especificamente sobre o trabalho da enfermagem nos hospitais: “Depois desse filme, com certeza meu olhar sobre esses profissionais é outro, não só o meu, mas da equipe toda. A enfermagem de todos os hospitais que entramos nos deu todo o aparato e apoio para conseguirmos captar o trabalho que eles vêm realizando dentro das UTIs. É um trabalho muito delicado, vimos muita união e paixão pelo que fazem, e é justamente por isso que o filme é sobre eles”. 

Elder Fraga e parte de sua equipe com profissionais de saúde retratados no documentário “Linha de Frente Brasil”

A enfermeira Flavia Caldana Dantas, líder de enfermagem da UTI Covid do Hospital dos Estivadores e Hospital de Campanha Vitória, foi uma das profissionais retratadas pelo documentarista. Ela falou um pouco sobre a importância de se ver, como profissional, representada: “Foi muito importante termos a oportunidade desse documentário, pois através dele as pessoas vão poder ver como nos profissionais da saúde trabalhamos . O quanto vem sendo difícil as perdas como fica nosso emocional. Muito triste a Enfermagem ter que ser reconhecida somente nessa situação de pandemia.”, disse. 

Flavia Caldana Dantas (a segunda à esquerda) durante treinamento

Flavia também refletiu sobre como tem sido a experiência de atuar na linha de frente da pandemia: “Para mim tem sinto uma experiência tenho quase 18 anos de Enfermagem e nunca imaginei que iria vivenciar uma pandemia. Tem dias que é muito difícil. O começo foi difícil, lidar com as perdas. Está sendo um momento de reflexão. A humanidade tem que ter consciência que somos donos dos nossos atos e precisamos mudar e aprender em muitos aspectos amar o próximo, dizer o quanto amamos . Hoje sinto falta de pequenas coisas como sair mais , estar próximo de pessoas próximas a mim. Espero que acabe logo e que possamos voltar a nossa vida normal . E ver que tudo passou e sobrevivemos a tudo isso. E que a Enfermagem seja valorizada como realmente merece”. 

A previsão é que o longa metragem seja lançado no início de 2021 em festivais internacionais e chegue no segundo semestre do mesmo ano ao Brasil.

Ficha Técnica do documentário “Linha de Frente Brasil”

Equipe
Roteiro e direção: Elder Fraga
Direção de fotografia: Tomires Ribeiro
Produção: José Neder Netto
Som direto: Daniel Malferrari
Drone: Ricardo Dutra
Direção de Arte: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick
Montagem: Tomires Ribeiro e Elder Fraga
Produção Executiva: Elder Fraga, Dr. José Neder Netto, Tomires Ribeiro e Gabriela Wazlawick.

Realização
Fraga Films: https://fragafilms.com.br/
Primeiro Olho Filmes: https://www.youtube.com/user/CanalPrimeiroOlho

Apoio
Prefeitura Municipal de Santos
Santos Film Commission
Secretaria Municipal de Saúde de Santos
Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Santos)

Hospitais:
Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos
Complexo Hospitalar dos Estivadores
Hospital Campanha Vitória (Estivadores)

SAMU 192:
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Santos-SP)
Washington – chefe de seção do SAMU 192 de Santos
SECOM – Secretaria de Comunicação do Estado do Amazonas

Clínica:
Brasil Imagem (Santos)
Medicina diagnóstica

Médico:
Dr. Edgard Brasil Solórzano – Médico radiologista