Diretrizes dos Cursos de Enfermagem chegam à reta final para aprovação pelo Conselho Nacional de Educação

A proposta da nova versão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF) está em tramitação final para aprovação no Conselho Nacional de Educação (CNE) do governo federal. Deverá antes ser colocada em Consulta e Audiência Pública ainda em abril deste ano.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) trabalhou em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) desde 2021 na discussão de nova proposta para estas DCN. Já em 2023, uma versão atualizada foi discutida pela categoria e a proposta atualizada foi encaminhada para apreciação do CNE.

Em 2024, ajustes e discussões ainda aconteceram no sentido de aprimorar o documento e refletir as necessidades da Enfermagem Brasileira. No próximo passo, o relator da matéria reunirá a Comissão de Saúde do CNE para análise e o documento seguirá para consulta e audiência pública.

A coordenadora do GT do Cofen, Isabel Cunha, acredita que ainda em maio as DCN sejam aprovadas no CNE. “As diretrizes encontram-se em fase final de aprovação e torcemos para que, na Semana Brasileira de Enfermagem, em maio, já possamos comemorar sua aprovação”, projetou.

Histórico – Rever as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem tem sido uma demanda antiga das entidades de Enfermagem, sendo as atuais de 2001. Neste período, o CNE reuniu grupos de trabalho para uma nova proposta, que tinha dificuldade de chegar à finalização. O Cofen, através de GT temático, tem participado destas discussões, juntamente com outras entidades representativas da Enfermagem.

Fonte: Ascom/Cofen