Diretoria ouve demandas da enfermagem de Ribeirão Preto e região

A Reunião Itinerante de Diretoria do Coren-SP, na qual os gestores do conselho se reúnem com profissionais de enfermagem para ouvir suas demandas, críticas e sugestões, foi realizada em Ribeirão Preto nesta segunda-feira (16/7).

A presidente da autarquia, Renata Pietro, acompanhada do vice-presidente, Cláudio Silveira, do segundo-secretário, Paulo Cobellis, do primeiro-tesoureiro em exercício, Edir Gonsaga e da conselheira Rosemeire Carvalho, conduziu a conversa com os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da região.

“A gestão atual do Coren-SP tem procurado aproximar pessoas e recebê-las. Agindo dessa forma, por meio de conversas com secretários de saúde e gestores, temos conseguido mudar o cenário da enfermagem”, disse a presidente durante o bate-papo com os profissionais.

Dentre os temas tratados, destacaram-se o projeto de lei estadual das 30 horas, que tramita na Assembleia Legislativa, a dispensação de medicamentos e aspectos legais do exercício profissional.

Ao falar sobre o projeto das 30 horas, o vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, destacou o papel ativo que os profissionais devem cumprir para ajudar na aprovação da lei estadual: “Esse Projeto de Lei, de autoria da deputada Estadual Analice Fernandes, já passou pelas comissões e logo irá ao plenário da Alesp. Precisamos lotar a Assembleia no dia da votação para garantir a aprovação da lei”, disse.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, explicou a importância da aprovação do projeto das 30 horas: “Temos recebido muitos processos éticos referentes a erros cometidos por profissionais de enfermagem devido ao cansaço e às exaustivas jornadas de trabalho, por isso consideramos essa questão como extremamente importante”, frisou.

As questões levantadas durante a reunião itinerante de diretoria foram anotadas em ata escrita pelo segundo-secretário, Paulo Cobellis, e servirão para guiar as ações da atual gestão do Conselho na região de Ribeirão Preto.

A enfermeira Dora Brito, Responsável Técnica (RT) do Hospital Electro Bonini, da UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto), elogiou a iniciativa: “Dou os parabéns à nova gestão do Coren-SP por dar voz aos profissionais de enfermagem e estar mais próxima da gente. É uma quebra de paradigma”, elogiou.

Além da Ribeirão Preto, compareceram à reunião representantes da enfermagem de outros municípios próximos, como São Carlos, Pirassununga e Santa Rosa do Viterbo.