Dimensionamento de enfermagem é tema de reunião entre Coren-SP e gestão municipal de São Paulo

Representantes do Coren-SP e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo debateram o cumprimento do dimensionamento de enfermagem nas unidades hospitalares do município

O quantitativo de profissionais de enfermagem na rede hospitalar municipal da capital paulista foi tema de reunião ocorrida ontem, 19 de outubro, entre representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e da Secretaria Municipal da Saúde. Técnicos dos dois órgãos analisaram a segurança de profissionais e pacientes com base nas normas que norteiam o cálculo de dimensionamento definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Ana Paula, James e Roberta atentaram sobre a importância do dimensionamento e seus impactos na qualidade assistencial

Acompanhado da gerente de fiscalização Roberta Alcântara e da assessora jurídica Ana Paula Molino, o presidente do Coren-SP James dos Santos ressaltou a importância de uma estratégia que possa aumentar o quantitativo e estabelecer uma assistência segura. “O correto dimensionamento de enfermagem garante a dignidade do profissional em sua jornada de trabalho, mas, sobretudo, a segurança dos pacientes que passam a contar com um quantitativo capaz de atender as demandas do seu tratamento”, esclareceu o presidente.

Empenhados em solucionar uma possível carência profissional nas unidades os técnicos da SMS e do Coren-SP irão se reunir nos próximos dias para analisar os dados verificados pelas fiscalizações dos dois órgãos e traçar estratégias que garantam o cumprimento das normativas.

Saiba mais: