Dia Nacional de Luta contra Queimaduras: 80% das lesões são de médio e grande portes

No Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (6/6), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta: apenas em 2010, houve no Estado quase nove internações diárias feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em decorrência de queimaduras. Das 3.188 hospitalizações registradas, 80% envolvem lesões de médio e grande portes.

De acordo com análise feita pelo Hospital das Clínicas, 77,4% das queimaduras ocorrem em acidentes domésticos, e 40% dos casos envolvem crianças de 0 a 9 anos. Os dados envolvem 235 pacientes atendidos pelo hospital em 2009.

Das causas de queimaduras, 41,3% são por combustão (fogo e álcool), 33,2% por escaldo (água quente, café, sopa) e 8,9% por contato direto (esbarrar em forno ou em ferro de passar).

“A média da extensão das queimaduras tratadas no HC é de 13% [da superfície do corpo], o que equivale a quase dois braços inteiros”, ressalta Luiz Philipe Molina Vana, chefe do Ambulatório de Queimados do hospital.

Unidades da Secretaria de Saúde do Estado realizarão nessa semana atividades de orientação.

Precauções
O Corpo de Bombeiros Militar indica as seguintes precauções:

– Panelas: prefira cozinhar nos difusores de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás;

– Evite carregar as crianças no colo enquanto utilizar panelas no fogão ou manipular líquidos muito quentes;

– Mantenha o botijão de gás longe do calor direto e sempre na vertical;

– Evite usar toalhas de mesa que tenham bordas salientes que possam ser puxadas por crianças pequenas;

– Todos os produtos químicos e de limpeza, bem como fósforos e velas, devem ser fechados em armários fora do alcance das crianças;

– Teste a água do banho antes de colocar o bebê na banheira, de preferência com o cotovelo;

– Não use recipientes com álcool para fazer o aquecimento de ambientes principalmente em banheiros;

– Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral. Nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. Toda vítima de queimadura elétrica deve ser levada ao hospital;

– Se houver roupa grudada na região da queimadura, não a remova, apenas corte-a ao redor da lesão;

– As queimaduras devem ser lavadas com água limpa ou soro fisiológico, até chegarem os cuidados médicos. Não aplique nenhuma outra substância sobre o ferimento.