Cuidando de quem cuida: Coren-SP realiza palestra sobre autoconhecimento para os profissionais de enfermagem

O Coren-SP realizou na última quarta-feira (12/6) a palestra “Autoconhecimento: o primeiro passo para a qualidade de vida”, ministrada pela conselheira Érica Chagas. A palestra faz parte do projeto “Cuidando de quem cuida”, que visa o acolhimento e bem-estar dos profissionais de enfermagem.

Conselheira Érica Chagas durante a palestra

A atual gestão do Coren-SP não tem medido esforços para promover melhores condições para o exercício profissional e, para isso, está atento à saúde dos trabalhadores da categoria. A saúde mental é um assunto que tem sido muito discutido no âmbito da enfermagem, principalmente, após a sondagem realizada pelo Conselho durante a Semana de Enfermagem de 2019.

A conselheira Érica, idealizadora do projeto, explica que o foco da palestra é auxiliar os profissionais a buscarem meios para garantir qualidade de vida e, consequentemente, diminuir os elevados casos de adoecimento não só físico como, também, o mental e social. “A enfermagem é a base do cuidado, nós somos vistos como pessoas que são responsáveis por cuidar do bem-estar do próximo. Mas, e se nós só cuidarmos do outro, como o nosso bem-estar fica?”, diz Érica.

Durante o evento, Érica abordou a importância do autoconhecimento e da autovalorização. “A enfermagem só existe porque nós estamos aqui! Precisamos nos atentar à nossa saúde, praticar um autocuidado com a mesma atenção que oferecemos aos nossos pacientes. Sem a enfermagem não existe assistência na atenção básica de saúde”, ressalta.

Ela ainda utilizou a “roda da vida”, uma ferramenta de avaliação pessoal para que os participantes elevassem o nível de consciência sobre a própria vida e avaliassem quais as áreas que necessitam de mais atenção, para que todos entendam o verdadeiro significado de bem-estar e o conceito de promoção de saúde para consigo mesmo.