CRT DST/AIDS-SP lança material com recomendações técnicas para abordagem da exposição sexual ao HIV

A Coordenação Estadual DST/Aids, vinculada a Secretaria de Estado da Saúde, lança este mês material específico para profissionais de saúde que realizam a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Ao todo são 317 serviços cadastrados no Estado, que prestam assistência a pessoas que viveram situações de exposição a infecção para o HIV: violência sexual, acidente biológico ou ruptura de preservativo em relação com parceiro/a sabidamente soropositivo/a, ou ainda relação sexual com parceiros de alta vulnerabilidade ao HIV (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuário de drogas).

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV, por meio do uso de medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da AIDS. Esta forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados. A população de gays, outros homens que fazem sexo com homens e travestis é prioritária no acesso a esse atendimento de urgência, visto a proporção de pessoas com HIV neste segmento populacional ser superior àquela da população geral.

Este material será enviado em breve para os serviços assistência especializada, pronto-socorros, hospitais universitários e outros serviços que realizam esta modalidade de atendimento no Estado de São Paulo.