Crianças e idosos são mais sensíveis ao tempo seco

A baixa umidade do ar, a alta concentração de poluentes e as temperaturas mais baixas do inverno exigem cuidados especiais com a saúde, principalmente com a de crianças e de idosos.

O ressecamento e a ardência de olhos, boca e nariz, garganta seca, dores de cabeça, além do agravamento de problemas respiratórios podem ser evitados com cuidados simples de climatização, hidratação, limpeza e higiene.

A primeira recomendação dada por Ricardo Tardelli, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, é incentivar a ingestão de bastante líquido, preferencialmente água e sucos naturais, principalmente para quem pratica atividades físicas.

Também é importante manter a higiene doméstica, para evitar o acúmulo de poeira, e dormir em local com arejamento e umidade do ar adequados, para evitar complicações alérgicas. Também é indicado evitar cobertores que soltem pêlo.

A umidade pode ser elevada com o uso de toalhas molhadas, recipientes com água e aparelhos vaporizadores. Se possível, evitar o ar condicionado.

Recomenda-se ainda o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos e narinas e para lavá-los em caso de irritação.

Também é importante aconselhar as pessoas sobre cuidados com a pele, que no inverno sofre mais ressecamento e fica mais sensível ao Sol e à poluição.

As principais recomendações que se deve fazer às pessoas são: evitar banhos demorados com água muito quente e usar sempre que possível um creme hidratante.

“São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença neste período de tempo seco, ajudando a manter a saúde e a qualidade de vida de todos os paulistas”, diz o coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.