Covid-19: Ministério e Secretaria Estadual da Saúde atualizam informações

A evolução do Novo Coronavírus (Covid-19) mundo afora tem gerado insegurança e muitas dúvidas na população brasileira. Um áudio do diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração, Fabio Jatene, nesta quinta-feira (12/3), no qual ele transmite perspectivas alarmantes, aumentou ainda mais as especulações sobre o assunto e a real dimensão da transmissão da doença.

Porém, em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (12/3), representantes do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, entre eles o governador João Dória e o prefeito Bruno Covas; o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, o Coordenador do Centro de Contingência, David Uip, o Coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Paulo Menezes, e a Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Helena Sato, explicaram que não há motivo para pânico. Foi criado o Centro de Contingência do Coronavírus para acompanhar a evolução dos cenários e, assim, adotar as medidas necessárias dia a dia.

No momento, não há qualquer determinação para cancelamento de eventos ou adoção de medidas extremas, como o fechamento das escolas. “O estado está pronto para qualquer nível de enfrentamento e as medidas serão tomadas de acordo com a evolução da pandemia”, disse David Uip, anunciando que a previsão é de implantação de 1.000 leitos de UTI, que serão custeados pelo Ministério da Saúde. Desse total, 600 serão na capital e os demais distribuídos pelas outras cidades. Também foi anunciada a compra de 20 mil kits para diagnóstico da doença, para uso na Rede Sentinela.

A Secretaria Estadual atuará na gestão de leitos do estado, de acordo com a necessidade. Assim, podem ser postergadas algumas cirurgias eletivas para que seja atendida a demanda por internação em virtude da Covid-19.

Uip pediu atenção redobrada aos grupos de maior vulnerabilidade, sendo eles pessoas com idade superior a 60 anos e aqueles com doenças crônicas e pacientes em tratamento oncológico.

Embora tenha declarado a pandemia do coronavírus, a OMS não anunciou alteração nos protocolos. O Ministério da Saúde solicitou ao Congresso a liberação de R$ 5 milhões em emendas para o combate à doença em todo o território brasileiro.

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, informa que a autarquia está acompanhando em alerta a evolução do cenário. “Estamos atentos às informações do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual e também do Cofen, para manter os profissionais paulistas informados sobre as medidas a serem tomadas, além de fiscalizar as condições de segurança para a oferta da assistência adequada”. 

Confira a seguir informações úteis para os profissionais de enfermagem: