Covid-19: Coren-SP e Unoeste lançam pesquisa sobre saúde mental da enfermagem

Preocupados com os efeitos do novo coronavírus também sobre a saúde mental, o Coren-SP e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente, lançam a pesquisa “O Impacto da Pandemia Covid-19 na Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem do Estado de São Paulo”.

Desenvolvida pela professora mestre Mariana Vastag, do curso de enfermagem da Unoeste, pela primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, e pela conselheira Erica Chagas, a pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto psicológico, como sintomas de ansiedade e esgotamento profissional, na atuação durante a pandemia. A proposta, com os resultados, é que a universidade e o conselho tracem medidas de enfrentamento e de fortalecimento da enfermagem.

A preocupação com a saúde do profissional de enfermagem é relevante e contemporânea, particularmente no que se refere às situações de estresse deflagradas e vivenciadas nesse momento, como explica Mariana Vastag. “O processo pandêmico ocasionado pela a Covid-19 aumentou a exposição dos profissionais de enfermagem às condições excessivas de trabalho, contato direto com pacientes infectados, a utilização de aparatos complexos de EPIs, e principalmente à incerteza quanto o curso natural da doença e seu prognóstico”, detalha ela.

“Essa pesquisa é mais uma ação do Coren-SP em prol da saúde mental dos profissionais de enfermagem. Já havíamos realizado uma sondagem sobre o mesmo tema anteriormente e também contamos com o programa Cuidando de Quem Cuida, que favorece o autocuidado desde antes do surgimento do novo coronavírus”, comenta  Erica Chagas. “Favorecer a saúde mental dos profissionais também é um importante aspecto de segurança na assistência”, complementa Eduarda Ribeiro.

O tempo médio de preenchimento é de 5 a 8 minutos. O formulário da pesquisa está disponível para preenchimento até o dia 31 de julho de 2020 (sexta-feira).

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DA PESQUISA