Coren-SP sedia VI Seminário de Comunicação do Conselho Federal de Enfermagem

O Coren-SP sedia, nos dias 19 e 20 de junho, o VI Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Realizado no auditório da sede do Coren-SP, o evento busca alinhar os setores de comunicação de todos os conselhos que compõem o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, garantindo uma comunicação mais eficiente e transparente entre os conselhos e o público.

James Francisco dos Santos, Antônio Marcos Freire Gomes e Neyson Freire durante a mesa de abertura

Contando com palestras e mesas-redondas, o Seminário foi aberto na manhã desta terça-feira (19) pelo anfitrião desta edição, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; pelo vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes e pelo assessor chefe de comunicação do Cofen, Neyson Freire.

“É uma honra sempre muito grande poder sediar este evento. A comunicação é um aspecto muito importante da atuação dos Conselhos de Enfermagem. Através dela conseguimos esclarecer e informar o público, com ética e transparência, sobre o que produzimos no nosso dia a dia como conselho de fiscalização profissional”, afirmou o presidente do Coren-SP.

Participantes acompanham a abertura do Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação do Sistema Cofen/Corens

Neyson Freire lembrou o grande destaque midiático que a enfermagem vem tendo nos últimos meses e a importância dos profissionais de comunicação social no contexto do Sistema Cofen/Conselhos Regionais: “Espero que nosso trabalho neste seminário seja produtivo. O protagonismo da enfermagem nos trouxe grande responsabilidade como comunicadores e, por isso, se faz necessário refletirmos sobre nossa atuação profissional”, colocou.

O Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação contou com representantes de Corens de todo o Brasil

A recente conquista da aprovação do piso salarial da enfermagem, no poder legislativo, também foi lembrada, nas palavras do vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes: “Vocês, da comunicação, tiveram uma importância muito grande no processo de aprovação do piso salarial. Este seminário que se inicia hoje traz a ideia de termos uma linha uniforme de comunicação entre os Corens, o que é muito importante”.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gesus Andrade; o conselheiro Fernando Henrique Vieira Santos; a segunda-tesoureira, Virgínia Tavares; o conselheiro Djalma Vinícius Rodrigues e o conselheiro Wagner Batista prestigiaram o primeiro dia do seminário

A primeira palestra do seminário foi feita pelo ator Adriano Siri, da companhia de teatro Melhores do Mundo. Ele falou sobre o tema “A reconstrução da persona da enfermagem”, fazendo um paralelo entre o trabalho dos profissionais de comunicação e o de um ator no que se refere ao esforço para contar histórias e se fazer entender com clareza pelo público.

O ator Adriano Siri, da Companhia Melhores do Mundo

Ao longo dos próximos dois dias, o seminário terá outras atividades com temas como “Novos rumos da comunicação”, “As Big Techs e os desafios da democracia” e “Novo código eleitoral – Cofen/Conselhos Regionais”.