Coren-SP sedia evento sobre segurança do paciente
O Coren-SP realizou na manhã desta terça-feira (26) o evento “Juntos pela segurança do paciente e familiares para um cuidado de qualidade”, no qual foram abordados temas de relevância dentro da segurança do paciente, para enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. A atividade, realizada no auditório da sede da autarquia, contou também com transmissão ao vivo.
A atividade contou com a participação das conselheiras Andrea Cotait, Wilza Spiri, Ariane Gervazoni, Ivete Trotti, Eduarda Ribeiro e Jane Bezerra, que fizeram a abertura oficial do evento também dos conselheiros Edson José da Luz, Gésus Andrade, Vanessa Morrone, Márcia Rodrigues e Vanessa Scarcella, que prestigiaram as palestras.
A primeira palestra da manhã foi feita pela conselheira Eduarda Ribeiro, que é primeira-secretária do Coren-SP e que além de ser enfermeira é também advogada.
Eduarda falou sobre os aspectos éticos e legais relacionados aos eventos de lesão por pressão e quedas de pacientes. “A responsabilização de profissionais em casos de lesão por pressão e de queda aparece com muita frequência. Temos que entender como podemos, como profissionais, ser responsabilizados em uma instituição hospitalar durante o nosso trabalho”, colocou Eduarda.
A conselheira explicou que, legalmente, as relações entre profissional de saúde e paciente são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor. “Legalmente, o paciente é conhecido como credor. A prestação que temos que dar, como profissionais de saúde, a esse credor não é apenas cuidado, mas cuidado livre de danos”, colocou.
A segunda palestra da programação foi feita pela conselheira Ivete Trotti, com o tema “A importância das Comissões de Ética de Enfermagem e a Segurança do Paciente”.
“Em todos os hospitais, é obrigatório que se tenha tanto a Comissão de Ética quanto o Núcleo de Segurança do Paciente para nortear as condutas e evitar o risco, conduzindo a instituição a uma menor ocorrência de eventos adversos”.
Um dos temas de interesse trazidos por Ivete foi o fato de a maior parte dos julgamentos éticos realizados no âmbito do Coren-SP serem relacionados aos problemas de relacionamento entre membros da equipe. “Temos que estar muito atentos a essas questões de relacionamento interpessoal, pois representam a maior parte dos processos que julgamos”.
O evento se encerrou com relatos de casos de sucesso, com moderação da conselheira Ariane Gervazoni. Os palestrantes foram os enfermeiros Leandro Rodrigues da Rocha e Daiane Graziela da Silva Hilário, ambos da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Daiane é a enfermeira Responsável Técnica (RT) da unidade.
Eles contaram como conseguiram reduzir os indicadores de lesão por pressão e de quedas da instituição, com base em um trabalho específico e concentrado, com a participação de toda a equipe de enfermagem.
“Montamos um comitê de prevenção e tratamento de lesão por pressão. Percebemos que não tínhamos o conhecimento de prevenção de lesões. Os participantes do comitê tiveram que estudar bastante e a partir disso elaboramos protocolos”, colocou Leandro.
A RT Daiane destacou a força de vontade da equipe e a participação de todos como fatores fundamentais para o caso de sucesso.
“Se tivermos força de vontade para fazer o melhor, nós conseguimos fazer acontecer. Para isso, temos que ter o envolvimento de todos e o início de tudo isso que implantamos no hospital é a mudança de cultura dos funcionários”.
Galeria de fotos
Saiba mais