Coren-SP promove Workshop de empregabilidade para profissionais de enfermagem

Na manhã da última segunda-feira (7), o auditório da sede do Coren-SP recebeu cerca de 100 profissionais de enfermagem que assistiram ao “Workshop de Empregabilidade para a Enfermagem”, promovido pela autarquia.

O objetivo do evento, que também foi transmitido ao vivo pelo YouTube para cerca de 250 pessoas, foi o de prover informações para facilitar o aprimoramento profissional e a boa colocação no mercado para enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

As palestras trazidas pelo workshop abordaram temas como “Desenvolvimento de Carreira”, “Marketing Pessoal”, “Desenvolvimento de Competências” e outros.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez a abertura do evento

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez a abertura do evento: “Agradeço a presença de cada um de vocês e espero que o workshop possa ser útil para quem deseja investir na própria carreira, se aprimorar e obter uma melhor colocação no mercado de trabalho”, colocou.

A primeira palestrante foi a enfermeira e professora Simone Garcia Lopes. Ela, que já ocupou cargos de gestão de serviços de enfermagem, falou sobre desenvolvimento de carreira e os caminhos que o profissional pode escolher seguir, desde a formação até a senioridade.

A professora Simone Garcia Lopes

Entre outras coisas, Simone deu um apanhado geral da atitude que um profissional deve ter na atualidade: “Estamos em uma era de transformações do mercado de trabalho. O século 21 exige novas estratégias de gestão do trabalho. Atualmente, precisamos ter amor pelo que fazemos aliado à autorresponsabilidade. A isso se vem dando o nome de ‘trabalhidade’, que se exige de um profissional”, explicou.

A segunda palestra da manhã foi feita pela gerente de comunicação do Coren-SP, Yasmim Hamssi Taha, sobre o tema “Marketing Pessoal”. Ela falou sobre como um profissional pode e deve cuidar da imagem de si mesmo e do seu trabalho.

A gerente de comunicação do Coren-SP, Yasmim Hamssi Taha, falou sobre marketing pessoal

Uma das ferramentas trazidas por Yasmim foi a matriz SWOT, na qual o profissional avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu desenvolvimento profissional.“As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças variam de pessoa para pessoa. O importante é sabermos identificá-las para termos clareza sobre nosso caminho de desenvolvimento pessoal”.

Yasmim também exemplificou oportunidades do ponto de vista do marketing pessoal: “eventos, perfis em redes sociais, assuntos atuais são todos oportunidades para o profissional divulgar o seu trabalho”.

A gestora de enfermagem Letícia Faria Serpa deu dicas de desenvolvimento de competência

A palestra “Desenvolvimento de Competências” foi feita pela enfermeira e gestora de enfermagem Letícia Faria Serpa. Ela falou sobre a importância do aprimoramento contínuo do profissional: “o nosso aprendizado tinha que ser ao longo da vida. As coisas mudam tanto que precisamos buscar conhecimento o tempo todo, compor nosso portfólio de atualizações”.

Letícia destacou a importância das características emocionais para o profissional moderno: “Uma pesquisa recente mostra que são as características mais importantes. Liderança, empatia e escuta ativa são vistas cada vez mais como fundamentais”.

A conselheira Ana Paula Guarnieri palestrou sobre o programa Primeiro Emprego

A conselheira Ana Paula Guarnieri falou sobre o programa Primeiro Emprego – iniciativa do Coren-SP que busca preparar profissionais recém-formados na busca por uma colocação profissional. Ana Paula explicou um pouco o funcionamento do programa e seus resultados. “Este programa veio para atender a demanda da categoria. O profissional precisa ser o protagonista de sua própria vida”, colocou.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez o encerramento do evento. Sua palestra foi “A contratação dos técnicos e auxiliares de enfermagem à luz da legislação vigente”. James fez um apanhado geral da enfermagem enquanto profissão e seu desenvolvimento ao longo das décadas. “No início eram pessoas desqualificadas que prestavam assistência. Após a revolução industrial veio a consolidação da categoria da enfermagem. Atualmente, na era da tecnologia, o profissional precisa ter algo diferente do que o toque humano. A empatia é o que diferencia o ser humano do robô, fazendo parte do cuidar.”, afirmou.

O evento foi encerrado com o lançamento da plataforma de capacitação para o profissional técnico de enfermagem em parceria com a empresa DNA Pós.

Assista à gravação do evento