Coren-SP promove palestra online sobre câncer de mama no Brasil

O Coren-SP Educação promoveu atividade online com o tema “Atuação da Enfermagem na Detecção Precoce do Câncer de Mama” na quinta-feira (7/10), integrando a programação do Outubro Rosa. A palestrante foi a enfermeira Drª. Meire Miyuki Setoguti Rabelo, especialista em Pediatria e Puericultura e em Administração Hospitalar pela Escola Paulista de Medicina. É também enfermeira integrativa em Medicina Tradicional Chinesa, que cursou em Tianjin e Shandong – Beijn, China.

Equipe do Coren-SP Educação responsável pela transmissão da palestra

O objetivo da palestra foi apresentar o conceito e a importância da conscientização sobre prevenção do câncer de mama. Para isso, a enfermeira abordou em sua apresentação os sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama, como é feito o rastreamento mamográfico, procedimentos feitos durante a realização do exame clínico, entre outros.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o medo, a desinformação e até mesmo a falta de acesso acabam, muitas vezes, atrasando o diagnóstico. “O compartilhamento de informações para a população sobre esse câncer auxilia no diagnóstico precoce e tratamento adequado”, ressalta Meire.

Outro dado obtido pelo Inca diz respeito à mortalidade de câncer em mulheres no Brasil. Em 2019, o câncer de mama apareceu em primeiro lugar como um dos que mais mata mulheres no país. Segundo a Drª. Meire, alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: possuir mais de 50 anos, histórico familiar de câncer de mama e ovário (principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos), não ter filhos, fazer reposição hormonal pós-menopausa (por mais de cinco anos), entre outros.

Além disso, a enfermeira explicou sobre os exames de rastreamentos, feitos em indivíduos assintomáticos, para identificação presuntiva de doença não reconhecida anteriormente. “Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada em mulheres assintomáticas com idade de 50 a 69 anos, bianualmente. Em alguns casos especiais, de mulheres com risco elevado, o exame pode ser realizado a partir dos 35 anos”.

Ao final da palestra, Meire demonstrou como é realizado o exame clínico da mama, utilizando um simulador, e destacou a importância da enfermagem na detecção precoce da patologia. “Os profissionais precisam estar preparados para acolher, informar e encaminhar a mulher de forma correta, enquanto auxilia no tratamento adequado. Somente assim vamos diminuir a mortalidade das mulheres por esse câncer”.

A enfermeira Dra. Meire faz demonstração prática do exame clínico na mama