Coren-SP percorre o oeste paulista debatendo piso salarial, inaugura projeto e anuncia novo polo de atendimento

O Coren-SP percorreu a região do oeste paulista entre os dias 13 e 16 de fevereiro, mobilizado para a viabilização de conquistas como o piso salarial da enfermagem, e inaugurando um novo projeto, voltado à aproximação com os profissionais que não residem nos grandes centros: o Coren-SP com Você.

Na última terça-feira (14), em Presidente Prudente, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, dialogou com o vereador Demerson Dias, que protocolou requerimento para pagamento do piso no município. Acompanhado da segunda-tesoureira Virginia Tavares e do conselheiro Sergio Cleto, eles também debateram temas como sala de descompressão, combate à violência e dimensionamento de pessoal, com Breno Casari, secretário municipal de saúde; Waldinei Wanderlei, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Fernanda Trevisan do Prado, secretária-adjunta de saúde; Erasmo Carlos Braulino, diretor da Secretaria de Saúde.

“Trata-se de um diálogo muito importante para os profissionais da região. A aproximação entre o conselho e os gestores municipais é essencial para resolvermos as principais demandas dos profissionais de enfermagem, contribuindo assim com a melhoria da assistência de saúde ofertada à população”.

Presidente do Coren-SP dialogou sobre viabilização do piso salarial em Presidente Prudente

Já como parte do projeto Conselheiro Participativo, na manhã do dia 14, terça-feira, os conselheiros Sergio Cleto e Eugenio Dantas dialogaram com profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Lucélia, na região de Presidente Prudente, onde foram recepcionados pelo gerente de enfermagem Manoel Aparecido Pereira e pela gerente administrativa Sandra Bueno.

Conselheiros com profissionais e a gestora Sandra, da Santa Casa de Lucélia

Lá, os conselheiros realizaram atendimento aos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros da instituição, renovando as Carteiras de Identidade Profissional (CIP) vencidas e realizando acordos de conciliação de dívidas com o Coren-SP.

Projeto Conselheiro Participativo atendeu profissionais em Lucélia

Na parte da tarde, o atendimento pelo projeto Conselheiro Participativo foi no Posto de Saúde Municipal de Lucélia, onde além do atendimento prestado, os conselheiros Sergio Cleto e Eugênio Dantas também dialogaram com o Secretário Municipal de Saúde de Lucélia, Laércio Parússulo dos Santos Junior. Com o secretário Laércio, Foram tratadas questões do interesse dos profissionais de enfermagem da rede municipal, como a lei do piso salarial nacional (14.434/2022) e a criação de postos de atendimento do Coren-SP na região (há tratativas para a criação de um no Poupa Tempo de Adamantina).

Eugênio Dantas, Laércio Parússulo e Sergio Cleto

Os conselheiros prestaram atendimento aos profissionais de enfermagem da rede municipal de Lucélia, renovando Carteiras de Identidade Profissional e fazendo acordos de conciliação de dívidas com o conselho

Em Flora Rica, município que está prestes a aplicar o piso salarial para os profissionais, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, a segunda-tesoureira Virgínia Tavares e o conselheiro Sergio Cleto debateram o tema com o prefeito, Fabio Luiz Florentino de Faria.

O prefeito possui um Projeto de Lei (PL) pronto para o pagamento do piso, e aguarda a tramitação e a votação do PL pelos vereadores da Câmara Municipal. “Durante a pandemia eu vi o quanto os nossos profissionais de enfermagem foram importantes e se desdobraram no atendimento à população. Por isso, vi a necessidade do reconhecimento deles com o pagamento do piso salarial nacional”, esclareceu o prefeito Fábio.

Já o município de Adamantina recepcionou, nesta quarta-feira (15), a primeira edição do projeto Coren-SP com Você, que visa estreitar o diálogo dos profissionais de regiões além dos grandes centros e regiões metropolitanas. Participam da ação o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, a segunda-tesoureira Virgínia Tavares e os conselheiros Sergio Cleto, Luciano Santos, Jordevan Ferreira, Wilza Spiri, Eugênio Dantas e Bruna Busnardo.

Evento em Adamantina marcou o início do projeto Coren-SP com Você. Na foto, os conselheiros ao lado da Secretária de Saúde de Adamantina, Franciele Anselmo e com a enfermeira Ellen Cristina

Também em Adamantina, em reunião com o secretário de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Tamiguchi Rufino, anunciou-se que foram iniciadas as tratativas para a inauguração de um polo de atendimento no Poupatempo da cidade, o que trará comodidade para os profissionais do município e das cidades da região.

Novo polo de atendimento do Coren-SP deve ser inaugurado no Poupatempo de Adamantina

Palestras do evento de lançamento do Coren-SP Com Você

O evento de lançamento do projeto Coren-SP Com Você foi realizado durante todo o dia 15/2, quarta-feira, no auditório Fernando Paloni, no centro de Adamantina.

A atividade contou com a presença de autoridades como a secretária de saúde de Adamantina, Franciele Anselmo e o diretor da secretaria de saúde de Presidente Prudente, Erasmo Carlos Braulino.

O conselheiro Sergio Cleto, que é da região, agradeceu a participação dos profissionais e autoridades de Adamantina, Presidente Prudente e cidades vizinhas.

A programação oficial iniciou com palavras de abertura do conselheiro Sergio Cleto, que é da região. Ele agradeceu os presentes e desejou a todos um excelente evento. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês que veio até aqui. Espero que aproveitem o evento que o Coren-SP preparou para os profissionais de enfermagem da região”.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, falou sobre os projetos atuais do Coren-SP em suas palavras de abertura

O presidente doi Coren-SP, James Francisco dos Santos, também deu boas vindas aos profissionais, agradecendo a presença de todos. Ele trouxe uma excelente notícia aos presentes: “Dou as boas vindas a todos e aproveito para informar que estamos trabalhando para abrir um posto de atendimento do Coren-SP aqui em Adamantina”. O posto será no Poupatempo do município e fará com que os profissionais economizem viagens até Presidente Prudente, que atualmente abriga a subseção mais próxima.

Wilza Carla Spiri falou sobre as Câmaras Técnicas do Coren-SP, coordenadas por ela

As palestras que completaram a programação do evento foram: “Câmaras Técnicas do Coren-SP – finalidade, fluxo e realizações de pareceres e orientações fundamentadas”, com a conselheira Wilza Carla Spiri, que coordena as Câmaras Técnicas do Coren-SP.

A conselheira Bruna Busnardo falou sobre primeiros socorros em casos de acidentes domésticos

Já a palestra “Acidentes domésticos: o que fazer em caso de engasgo, hemorragia, queimadura e para cardiorrespiratória”, com a conselheira Bruna Busnardo, funcionária do SAMU de Sumaré, utilizou simuladores de tórax para uma aula sobre primeiros socorros para o dia a dia, inclusive com demonstrações práticas.

Os conselheiros Bruna Busnardo e Eugênio Dantas

Depois, foi feita a palestra “O poder da ação”, com a palestrante Dyanna Cardoso, que é graduanda em enfermagem e desenvolve um trabalho de coach e mentoria. Ela explicou o poder de se correr atrás dos próprios objetivos para mudar de vida, por meio da ação.

Dyanna Cardoso agitou o público com a palestra “O poder da ação”

O conselheiro Eugênio Dantas mediou a palestra do projeto Coren-SP Sem Fronteiras: “O papel da Educação Permanente em Saúde no processo formativo e no fortalecimento da equipe multiprofissional da ESF”, com a enfermeira Ilza Constantino, enfermeira reguladora da Central de Regulação Municipal de Adamantina e enfermeira auditora da Unimed.

Galeria de imagens

Saiba mais: