Coren-SP participa do I Fórum da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) esteve presente na Mesa de Abertura do I Fórum da Linha de Cuidado do Infarto Agudo Do Miocárdio (IAM), evento promovido pela Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar (SEAH) para discutir a atuação da equipe multidisciplinar na assistência a pessoas em urgência cardiovascular. O encontro realizado na última segunda-feira (24) pautou os temas inseridos no assunto “Manejo da Urgência e Emergência Cardiovascular da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/São Paulo)”.

O evento contou com profissionais especializados no assunto e representantes de diversas áreas da assistência.

Claudia Matsuba, conselheira e representante da autarquia na oportunidade, compartilhou a mesa de abertura da atividade com os profissionais Luiz Carlos Zamarco e Mauricio Serpa, Secretários Adjuntos da SMS/São Paulo, Secretários Executivos da Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SERMAP), Secretaria Executiva da SEAH e Presidentes da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) e do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP).

A atividade foi encerrada com o lançamento do protocolo da SMS/São Paulo na linha do Infarto Agudo do Miocárdio foi divulgado pela instituição.

A dinâmica de atendimento do paciente na urgência cardiovascular e o manejo terapêutico, bem como o fluxo da Central de regulação da Urgência e Emergência Cardiológica e a assistência do paciente na unidade de alta complexidade estiveram em evidência no decorrer das apresentações.

Claudia destacou os efeitos das iniciativas de promoção da discussão sobre o tema, classificando a realização do fórum como uma ferramenta essencial para a garantia da qualidade da assistência em cardiologia. A conselheira também reforçou a importância da presença de diferentes atores que formam a saúde paulista, com a justificativa da necessidade do alinhamento sobre as atribuições de cada categoria nos processos de assistência. “O Coren-SP reconhece a pertinência do fomento à criação de espaços de discussão sobre os tópicos tangíveis a assistência no geral. Os esforços para a aproximação das entidades representativas da saúde são essenciais para a manutenção do bom funcionamento do plano de assistência do estado”, comentou.

Saiba mais: