COREN-SP participa de reunião no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas

O presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, e a vice-presidente Fabíola de Campos Braga Mattozinho participaram, nesta terça-feira, 11 de fevereiro, da reunião mensal das lideranças de Enfermagem do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, unidade que é referência na assistência, ensino e pesquisa em cardiopneumologia, com 158 leitos de terapia intensiva.

Convidados pela diretora da Coordenação de Enfermagem, Jurema da Silva Herbas Palomo, os conselheiros falaram para diretores de área, supervisores, enfermeiros-chefes e encarregados sobre o trabalho do COREN-SP, as ações de fiscalização, as atividades de orientação para o dimensionamento profissional e ainda sobre a ampliação das comissões de ética.

Mauro Antonio Pires Dias da Silva, presidente do COREN-SP, conversa com lideranças de Enfermagem do Incor

Dias da Silva lembrou da criação das primeiras comissões de ética e destacou o crescimento, nos últimos dois anos, graças ao trabalho desenvolvido pelo COREN-SP. “De 2012 pra cá foram formadas e empossadas 145 comissões de ética. A expectativa é que esse número chegue a 300, até o final do ano”, destacou o presidente do COREN-SP, lembrando que as comissões permitem reflexões associadas às particularidades do trabalho, fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Na ocasião, o pioneirismo do Incor na formação da Comissão de Ética foi lembrado com a entrega de uma placa comemorativa pelo COREN-SP. Convidada especialmente para a reunião, a enfermeira aposentada Larceny Moreira Vital, presidente da primeira Comissão de Ética do Incor, falou da importância do trabalho desenvolvido. “Fico feliz de ver um grupo atuante porque todos sabem como é árdua a ação de enfermagem com ética. Nós somos um pouquinho advogados, atuando com sabedoria e justiça nas nossas causas”, comparou.

A partir da esquerda: Rosemeire Ferreira, presidente da Comissão de Ética do Incor; Larceny Moreira Vital, presidente da primeira Comissão de Ética do Incor; Jurema Herbas Palomo, diretora da Coordenação de Enfermagem do Incor; Mauro Antonio Pires Dias da Silva, presidente do COREN-SP e Fabíola de Campos Braga Mattozinho, vice-presidente do COREN-SP

Durante a reunião, a  vice-presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, abordou questões relacionadas as atividades administrativas e políticas do Conselho, enfatizando a importância de prestar contas à categoria, bem como promover a aproximação nas relações. Ao falar sobre a análise da conduta ética dos profissionais envolvidos em denúncias e processos éticos, destacou o aspecto educativo da medida, a importância de se analisar o perfil das supostas infrações e também a garantia de defesa aos profissionais denunciados. Disse, ainda, ter verificado aumento de questões que envolvem relacionamento interpessoal. “Muitas questões podem ser trabalhadas e resolvidas internamente nas comissões de ética. A conciliação vem com uma boa conversa”, analisou Fabíola. O caráter conciliador também foi destacado pela atual presidente da Comissão de Ética do Incor, a supervisora de Enfermagem Rosemeire Ferreira: “sendo um braço estendido do COREN-SP é importante termos essa visão educativa e não punitiva”, finalizou.

Fabíola de Campos Braga Mattozinho, vice-presidente do COREN-SP, falou sobre as atividades administrativas e políticas do Conselho