Coren-SP participa da 551ª Reunião do Plenário do Cofen

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e o conselheiro coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI), Luciano Santos, estão esta semana no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Janeiro (Coren-RJ), participando da 551ª Reunião do Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que está sendo realizado na capital fluminense.

Promovida com a assistência do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), a ROP reúne conselheiros federais e regionais para a deliberação de temas pertinentes à categoria. Parte da história da profissão no país, o escritório, inaugurado em 2016, abrigou a antiga sede do Cofen.

James entregou a placa para a conselheira federal Silvia Neri, em agradecimento ao Cofen

Durante a reunião, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, entregou uma placa em nome da presidente do Cofen, Betânia Santos, em agradecimento ao inestimável apoio do Conselho Federal ao trabalho assistencial realizado pelo Coren-SP e pelo Cofen na região do Litoral Norte paulista, após a tragédia humanitária causada pelas chuvas que atingiu a região neste carnaval. A placa foi recebida pela conselheira federal Silvia Neri.

A reunião do plenário do Cofen será realizada durante toda a semana no Coren-RJ

“Deixo meu agradecimento, em nome da doutora Betânia, a todo o plenário do Cofen e à sua Equipe de Resposta Rápida pelo apoio logístico que foi oferecido ao nosso estado naquele momento tão delicado, quando os profissionais de enfermagem do Litoral Norte tiveram que redobrar sua rotina assistencial mesmo tendo sido, muitos deles, também afetados diretamente pela tragédia”, afirmou James.

A conselheira federal Tatiana Melo, destacou o trabalho que está sendo realizado esta semana no Rio de Janeiro: “Esta é uma semana de grande importância para nós, pois estamos neste local simbólico que foi responsável por instituir o Conselho Federal. Nada mais especial do que voltarmos para discutir as ações da categoria nesta casa que também é o lar da Enfermagem brasileira”.

O conselheiro Luciano Santos durante os trabalhos no Rio de Janeiro

A partir das reuniões descentralizadas de plenário, o Cofen busca fortalecer a interlocução com os profissionais, além de ampliar o diálogo e a integração com os regionais. A presença no Rio de Janeiro estabelece um olhar especial para a Enfermagem do estado, o segundo maior do país em número de profissionais inscritos (339.789).

Entre os pontos de deliberação, está a apreciação de resoluções e projetos. Também está na pauta a aprovação do regimento interno do 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), além de pareceres, como o que trata da legalidade de capacitação do cuidador familiar pelo profissional enfermeiro.

25º CBCENF – O maior evento da Saúde da América Latina acontece neste ano na cidade de João Pessoa, de 23 a 26 de outubro. A expectativa é que o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima sedie o 25º CBCENF, com infraestrutura adequada para comportar os congressistas e toda a programação.