COREN-SP ocupa vaga no Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos

O COREN-SP está representado no Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos. O enfermeiro João Batista de Freitas, membro da Câmara Técnica, tomou posse no dia 30 de janeiro junto com os outros 39 conselheiros titulares. O órgão é composto por 80 integrantes (40 titulares e 40 suplentes), dos quais 50% são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 50% promotores de saúde, divididos em: 25% profissionais da área e 25% prestadores de serviços SUS e gestores, de acordo com a paridade estabelecida pela Lei nº 8.142/90. O mandato vai até 30 de janeiro de 2016.

Os trabalhadores da área de saúde possuem, ao todo, 20 vagas distribuídas da seguinte forma: seis titulares e seis suplentes indicados pelas Associações e Conselhos dos Profissionais de Saúde de Guarulhos; dois titulares e dois suplentes indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do município; e dois titulares e dois suplentes eleitos entre os conselheiros gestores das unidades de saúde.

“O papel de conselheiro de saúde tem um caráter social que extrapola as questões restritas apenas à categoria. Ao integrar o Conselho você participa efetivamente da construção das políticas de saúde do município, colaborando para a implementação e evolução de todo o sistema de saúde”, destaca Freitas. O conselheiro municipal acrescentou, entretanto, que continuará lutando pela implementação da jornada de 30 horas no município e que, inclusive, já integra uma comissão que vem discutindo o assunto.

Além do COREN-SP, estão representados no Conselho Municipal de Guarulhos: CRM (Conselho Regional de Medicina), APM (Associação Paulista de Medicina), CRO (Conselho Regional de Odontologia), APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas), CRF (Conselho Regional de Farmácia) e Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

Após empossados pelo  vice-prefeito e secretário de Saúde Carlos Derman, os conselheiros definiram a comissão executiva do órgão. A representante dos usuários do SUS, Lúcia Helena de Oliveira foi eleita, substituiu Solange Aparecida Vialle, diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, que passou a ocupar a vice-presidência.

Enfermeiro João Freitas toma posse no Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, sob o olhar atento do vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Carlos Derman

Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos é composto por 40 membros titulares e 40 suplentes