COREN-SP leva para a EXPO Enfermagem aprimoramento por meio de simulação

O estande do CAPE – Centro de Aprimoramento do COREN-SP – que estará aberto aos profissionais que visitarem a EXPO Enfermagem, leva ao público três laboratórios de simulação. Apresentando temas sobre saúde da mulher, emergências e práticas de habilidades, as diversas sessões diárias de atividades têm atraído grande interesse dos participantes. Todas as atividades apresentadas no estande do CAPE são gratuitas.

”Estamos trazendo aos participantes do evento atividades que apresentarão cenários bastante realísticos, como a simulação do parto humanizado e a simulação de um cenário de catástrofe, inclusive utilizando a técnica de maquiagem simuladora de grandes feridas e mutilação de membros”, explica a Conselheira gestora do CAPE, Marlene Moritsugu.

Para participar das atividades gratuitas de simulação no estande do CAPE, basta o credenciamento para a EXPO Enfermagem. O credenciamento pode ser realizado pelo site www.expoenfermagem.com , ou durante a feira, no Centro de Convenções Anhembi, até o dia 07 de outubro, das 10h às 19h.

Os organizadores recomendam ao público visitante que utilizem o transporte público: na estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul do Metrô, haverá vans gratuitas até o local do evento.


Sala de emergências: demonstração de utilização do DEA – Desfibrilador Externo Automático, seguida da sessão que simulou um cenário de desastre, apresentando as técnicas de triagem do START: participação do público para a demonstração dos critérios para triagem de vítimas.


Sala dedicada à saúde da mulher apresentou ao público a simulação de um parto natural e humanizado. A plateia também participou – a demonstração contou com um “pai” e uma “tia”, voluntários no momento do nascimento. A boneca que é utilizada no CAPE para treinamento do parto natural expulsa o bebê tal como num parto real e permite até mesmo a retirada da placenta.


A sala de treinamento de habilidades utilizou peças do CAPE para demonstração das técnicas de passagem do PICC , o cateter central de inserção periferia