Coren-SP leva encontro de Responsáveis Técnicos a Marília e Ribeirão Preto

As Câmaras Técnicas do Coren-SP estão realizando uma série de Encontros com Responsáveis Técnicos (RTs) de enfermagem em todas as regiões do estado de São Paulo. Nesses eventos são realizadas palestras e apresentações que propõem uma reflexão sobre o papel do enfermeiro RT dentro das unidades de saúde.

Um desses eventos foi realizado em Marília no dia 18, segunda-feira, no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar), na parte da manhã. A mesa de abertura foi composta por Isabel Cristina Aparecida Stefano, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde; Teresa Laís Menegucci, coordenadora da graduação em enfermagem na Unimar; Wilza Carla Spiri, conselheira coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-SP e Vanessa Scarcella, conselheira coordenadora do projeto Coren-SP Com Você.

A primeira palestra da programação foi feita pela conselheira Wilza, com o tema “Liderança e empoderamento em enfermagem com foco na atuação do Responsável Técnico”.

Entre outros assuntos, Wilza trouxe explicações sobre a legislação que justifica e regulamenta o papel do enfermeiro RT. “Liderança e empoderamento são competências que se interligam e muito importantes no processo gerencial que o RT deve desempenhar no contexto do trabalho de enfermagem. Liderança é a forma de alguém conduzir pessoas em busca de resultados que reflitam a visão comum desse grupo. Ela não inata e pode e deve ser aprendida”.

Outro tema abordado por Wilza foi a autonomia do profissional de enfermagem. “Autonomia pressupõe dois aspectos fundamentais: conhecimento e liberdade de usar esse conhecimento, dois pressupostos fundamentais para termos autonomia. Para sermos empoderados, o conhecimento é fundamental”.

A segunda palestra da manhã foi feita pela conselheira Vanessa Scarcella, com o tema “Manuais de enfermagem e protocolos institucionais”.

Vanessa explicou a importância dos manuais e protocolos: “Eles fazem parte do sistema de informação da organização na qual trabalhamos. Os manuais de enfermagem são estabelecidos de forma a guiarem as ações de enfermagem e são divididos em administrativos e técnicos”.

A conselheira procedeu a explicações sobre como se constrói protocolos institucionais e manuais de procedimentos, citando o guia do Coren-SP sobre esse tema: “O conselho tem publicado um guia para construção dos protocolos assistenciais, baseado na própria lei do exercício profissional que fala dos planos assistenciais. É importante termos clareza na hora de elaborar um protocolo, clareza sobre qual problema ele se propõe a resolver e sobre qual indicador ou processo ele quer melhorar”, esclareceu.

O evento foi encerrado com a palestra “Aprendizagem significativa para profissionais de enfermagem”, feita pela professora e enfermeira Juliana Ribeiro da Silva Vernasque.

Juliana explicou a metodologia conhecida como Aprendizagem Significativa, desenvolvida pelo psicólogo americano David Ausubel, e como ela pode ser utilizada pelos enfermeiros de educação permanente.  “Essa metodologia fala de estrutura cognitiva e sobre como nossa mente aprende e como armazenamos conhecimento. Ele traz conceito de subsunçores que já temos na nossa mente e que nos possibilita aprendermos significativamente. É uma metodologia que busca ativar conhecimento prévio dos alunos antes de acrescentarmos um conhecimento novo”.

Na última segunda-feira (25), foi a vez do evento “Encontro com Responsáveis Técnicos” ser realizado em Ribeirão Preto, no anfiteatro da unidade central do Centro Universitário Barão de Mauá.

Com uma mesa de abertura composta pelas conselheiras Ariane Gervazoni, Vanessa Scarcella, Wilza Spiri e por Karine Domingues de Freitas, chefe da divisão de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde; Marta Morais Ramos, enfermeira articuladora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e Simone de Souza Belluzo, diretora institucional do Centro Universitário Barão de Mauá.

Além das palestras sobre protocolos, feita pela conselheira Vanessa Scarcella e sobre empoderamento feita pela conselheira e professora Wilza Spiri, a palestra de encerramento do evento foi feita pela professora Tânia Cansian Masella, com o tema “Capacitação de enfermeiros”.

Tânia, que é professora do Centro Universitário Barão de Mauá, falou sobre o processo de capacitação e formação de enfermeiros adotado na instituição. “A formação específica torna esse aluno um protagonista, pensando na atuação dele no campo. Esse exercício para a formação é cotidiano, ele é todo dia”, colocou a professora.

Saiba mais

Como posso ajudar?