COREN-SP leva campanha de detecção da hepatite C para Ribeirão Preto

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e a ONG “C tem que Saber, C tem que Curar” continuam a parceria para conscientizar os profissionais de Enfermagem e a população em geral sobre a Hepatite C. Após o lançamento da campanha em abril, na cidade de São Paulo, no Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem do COREN-SP, a campanha continua pelo interior paulista, chegando agora na cidade de Ribeirão Preto.

No dia 1º de maio, domingo, a Praça XV de Novembro, no Centro, vai receber o Ônibus Itinerante do COREN-SP, que dará suporte às atividades que serão realizadas no local, como palestras informativas sobre a doença e a realização de testes gratuitos para detecção do vírus da Hepatite C. Serão realizados também testes de Glicemia, aferição de pressão, pesagem e avaliação de IMC – Índice de Massa Corporal. Estas atividades integram a 1ª Grande Festa do Trabalhador de Ribeirão Preto, organizada pelo Sinsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto e Região, e que conta com o apoio do COREN-SP.

A hepatite C é uma inflamação no fígado, causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. É uma doença assintomática, ou seja, o portador não sente nada após a infecção pelo vírus, que ataca o fígado lentamente, durante anos. Em alguns casos, pode ocorrer uma hepatite aguda que antecede a forma crônica, com lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático. Não há vacina contra a hepatite C, porém na rede pública de saúde é possível fazer o teste para detecção. O procedimento é simples e é coberto por todos os planos de saúde.

No Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C. No mundo, segundo a OMS, a hepatite C já contaminou entre 170 e 200 milhões de pessoas. Devido às condições de transmissão, a doença tem como um dos grupos de risco os profissionais de saúde. O vírus da hepatite C pode ter contaminado cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério de Saúde. Como o vírus permanece vivo em instrumentos contaminados por três dias, o risco de contaminação é alto. Os procedimentos de segurança, como o uso de seringas e luvas descartáveis, além de material esterilizado são fundamentais para evitar a contaminação.

Grupos de risco

– Quem recebeu transfusão de sangue ou transplante de órgãos antes de 1993;
– Usuários de drogas injetáveis ou inaladas, mesmo quem fez uso apenas uma vez;
– Profissionais de saúde como Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Médicos, Dentistas;
– Barbeiros, manicures, tatuadores e body piercings;
– Pessoas em tratamento de hemodiálise;
– Hemofílicos;
– Filhos de mulheres contaminadas com a Hepatite C;
– Portadores do vírus HIV/AIDS;
– Pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);

Campanha “Hepatite C – C tem que Saber, C tem que Curar”
Data: 1º de maio de 2011 (domingo)
Horário: a partir das 8h30 | Grátis
Local: Praça XV de Novembro, em frente ao Teatro Pedro II – Centro – Ribeirão Preto (SP)

Mais informações para a Imprensa com Marcus Vinicius Bonfim, pelo telefone (11) 3225-6385 ou pelo e-mail marcusv@coren-sp.gov.br.