Coren-SP lançará Guia de Enfermagem na Assistência à Covid-19 para download gratuito

Na próxima quarta-feira (29/9), às 11h, o Coren-SP lançará o “Guia de Enfermagem na Assistência à Covid-19: Aspectos Relevantes”, durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em Florianópolis, de 27 a 30 de setembro.

Elaborado pelas Câmaras Técnicas do Coren-SP, o guia busca ser um instrumento para orientar, contribuir e assegurar a qualidade das ações da enfermagem na assistência à pandemia. “Os sete capítulos do guia são muito relevantes, pois contemplam aspectos organizacionais, psicossociais, assistenciais e da capacitação dos profissionais no contexto pré-hospitalar, hospitalar, atenção básica e atenção domiciliar”, afirma a conselheira Wilza Carla Spiri, coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-SP.

A conselheira Wilza Spiri, do Coren-SP, coordenou a elaboração do guia

Wilza explica que o guia é fruto de um verdadeiro trabalho coletivo, feito por profissionais de enfermagem com conhecimento comprovado em suas áreas: “Todos os membros das Câmaras Técnicas sentiram-se motivados a elaborarem textos, considerando sua área de expertise, que pudessem compor o guia. As Câmaras Técnicas do Coren-SP são compostas por profissionais de enfermagem com notório saber em suas diferentes áreas de atuação (ensino e pesquisa, assistência à saúde, e legislação e normas)”.

Em suas 177 páginas, a publicação trará um necessário embasamento científico atualizado à assistência de enfermagem à Covid-19 e aí encontra-se o real valor de uma publicação como essa: “A pandemia surpreendeu os profissionais de enfermagem, por isso a iniciativa de trazer aspectos relevantes na assistência de enfermagem por meio do guia. É extremamente relevante a procedência de informações baseadas em evidências, especialmente quando muitas informações são disseminadas sem essa base trazendo prejuízo ao profissional de enfermagem em sua prática profissional”, conclui Wilza.

Assim que for lançado, o “Guia de Enfermagem na Assistência à Covid-19: Aspectos Relevantes” estará disponível gratuitamente em PDF na seção de Publicações do portal do Coren-SP.