Coren-SP lamenta morte de Virgínia Portocarrero, enfermeira que atuou na 2ª Guerra Mundial

O Coren-SP lamenta o falecimento da última enfermeira integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, ocorrido na última quarta-feira (29).

Por sua participação na Segunda Guerra Mundial, Virgínia recebeu a Medalha de Campanha e a Medalha de Guerra

Precursora da participação feminina em serviços militares, Virgínia iniciou sua trajetória no Exército Brasileiro em 1942, com o ingresso do Brasil aos países aliados na 2ª Guerra Mundial. A convocação de enfermeiras voluntárias ocorreu devido à barreira de idioma que as enfermeiras estadunisidentes precisariam enfrentar para o atendimento aos futuros pacientes brasileiros.

Com o fim da guerra, Virgínia foi licenciada do Serviço Ativo e retornou à Prefeitura do Distrito Federal, onde exerceu a profissão até 1957. Neste ano, foi convocada novamente para o Serviço Ativo do Exército, servindo como 2º tenente e classificada na Policlínica Central do Exército, até 1962, quando se tornou 1º tenente Enfermeira. Em 1963, foi promovida a capitão.

Virgínia Portocarrero

A Capitão Virgínia comentou sobre a experiência de presenciar o maior conflito armado da História. “Não tenho nenhum arrependimento por ter ido. Tenho é orgulho de ter acompanhado uma tropa de tamanho valor”.

Virgínia recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira, foi honrada com as Medalhas de Guerra, de Campanha, da Cruz Vermelha Brasileira, Marechal Mascarenhas de Moraes, do Pacificador e Serviço de Saúde da FEB. Também recebeu o título de Aluna Emérita do Colégio Pedro II.

Em 2013, a quarta edição da Enfermagem Revista detalhou a atuação das profissionais do Quadro de Enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira. Nela, além de Virgínia, são citadas outras enfermeiras responsáveis pela assistência dada aos militares brasileiros, como a Major Elza Cansanção Medeiros e Capitão Enfermeira Olímpia de Araújo Camerin.

Sua memória será sempre lembrada com respeito e gratidão pelo Exército e pelo povo brasileiro.

Fonte: Ascom Cofen

Saiba mais: