COREN-SP inaugura moderna subseção em Campinas

Uma das regiões com maior concentração de profissionais de Enfermagem no estado, Campinas ganhou neste sábado um prédio moderno para sediar o COREN-SP. A inauguração da nova sede da subseção ocorreu pela manhã, com a presença de cerca de 200 pessoas. Localizada a poucos metros da antiga sede, a nova instalação fica no bairro Botafogo.

A solenidade de inauguração teve a presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Néri da Silva, e do presidente do COREN-SP, Cláudio Porto. Também havia representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Instituto de Saúde Integrada e do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB).

Até a semana passada, a subseção de Campinas funcionava dentro de um edifício de escritórios. Agora, com uma área três vezes maior, os cerca de 53 mil profissionais da região poderão ser atendidos em um prédio próprio, com auditório para cursos e palestras, além de equipamentos de última geração.

Na solenidade, Cláudio Porto falou da importância de usar os recursos do Conselho para atender melhor o profissional. “É uma questão de dignidade e de autoestima”, disse. O presidente do COREN-SP também aproveitou a ocasião para anunciar em primeira mão que haverá um curso de diagnóstico em enfermagem no dia 25 de maio, em Campinas, que será transmitido por videoconferência para todo o estado. E anunciou a abertura da Semana de Enfermagem no dia 12 de maio, no auditório da Uninove Vergueiro, na capital.

Em sua fala, Manoel Carlos ressaltou a importância da unidade de todo o sistema COFEN-CORENs na luta pela aprovação da jornada de 30 horas semanais e do piso salarial nacional. Também falou da política inovadora da gestão 2008-2011 do COREN-SP, exemplificada na nova subseção de Campinas. “Não podemos continuar brigando. Hoje nossa política é de cooperação com os CORENs e demais entidades de enfermagem”, disse.

O presidente do COFEN lembrou ainda da necessidade de investimento em formação. “Temos que ir além do registro, precisamos nos preocupar com o desenvolvimento do profissional”, afirmou. E situou o papel do COREN-SP no fortalecimento nacional da enfermagem: “Com sua grande estrutura e número de profissionais, o COREN-SP nos ajuda a fortalecer a enfermagem em todos os cantos do país”.

O presidente do COREN-SP, Dr. Cláudio Porto e o presidente do COFEN, Dr. Manuel Neri na solenidade de inauguração da nova sub de Campinas