Coren-SP fiscaliza assistência à Covid-19 nas cidades de Panorama e Álvares Machado

A fiscalização do Coren-SP continua atuante em todo o estado, com foco nas unidades de saúde que atendem a pacientes de Covid-19, em prol da segurança e apoio aos profissionais que estão na linha de frente da assistência.

Essas inspeções visam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, bem como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Recentemente, a fiscalização esteve em diversas instituições de saúde da região de Presidente Prudente. No dia 24/6, quarta-feira, as fiscais Ana Cristina Andrade e Regina Rabelo fiscalizaram unidades de saúde no município de Panorama.

Regina inspecionou a Santa Casa de Panorama, principalmente em relação ao fluxo de atendimento a pacientes de Covid-19, bem como a disponibilidade e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de enfermagem.

Santa Casa de Panorama

A enfermeira Responsável Técnica (RT) pela Santa Casa de Panorama, Patrícia Viana, acredita que a fiscalização do Coren-SP durante a pandemia é de grande importância. “Primeiro, através da fiscalização, o Coren-SP poderá avaliar as condições de trabalho quanto ao uso correto de EPIs, se as instituições estão cumprindo com as normas e protocolos de acordo com o plano emergencial de enfrentamento à pandemia. Como todos sabemos, são muitos os questionamentos e dúvidas decorrentes no dia a dia na rotina de uma instituição de saúde. Com a fiscalização, pude tirar dúvidas, recebi orientações, assim como alguns profissionais também foram ouvidos e puderam ter um norteamento que com certeza agregou conhecimentos e valores”, afirmou. 

A fiscal Ana Cristina vistoriou o Pronto Atendimento (PA) de Panorama, verificando atentamente o plano de contingência à Covid-19 adotado pelo serviço. 

PA de Panorama

Na quinta-feira, 25/6, foi a vez da fiscalização ir até o município de Álvares Machado.

Ana Cristina Andrade fiscalizou a Unidade Básica de Saúde (UBS) II da cidade, verificando com os profissionais de enfermagem a disponibilidade e a utilização de EPIs. Já Regina Rabelo inspecionou o ESF Nossa Senhora da Paz.

UBS II de Álvares Machado

ESF Nossa Senhora da Paz, Álvares Machado

 

As inspeções em Álvares Machado foram finalizadas no ESF Nossa Senhora da Penha. 

ESF Nossa Senhora da Penha, Álvares Machado

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 19.713 atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.991 inspeções.

1.996 atendimentos da Ouvidoria.

2.206 atendimentos do Fale Conosco.