Coren-SP faz palestra a alunos da graduação da Unicamp

O Coren-SP levou uma palestra sobre ética, legislação profissional e o papel do conselho a alunos do 5º ano de enfermagem da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na manhã desta quinta-feira (25). A atividade foi ministrada pelo conselheiro Luciano Santos.

A palestra fez parte da programação da matéria “Tópicos da administração de enfermagem”, ministrada pela Profa. Dra. Ariane Polidoro Dini e que contou também com a palestra “O que a Rede D’Or espera dos enfermeiros?”, ministrada pela Diretora Assistencial do grupo Rede D’Or, a enfermeira Fabrícia Cristina Cotrin Loro.

O conselheiro Luciano durante sua palestra sobre o Coren-SP, ética e legislação profissional de enfermagem

A aula foi assistida por mais de 100 alunos e contou também com a presença do conselheiro Jordevan José de Queiroz Ferreira, da Profa. Dra. Kátia Stancato e gestores de instituições de saúde de Campinas e região, além de outros docentes da Unicamp.

O conselheiro falou sobre a falta, em nível mundial, de profissionais de enfermagem formados

A primeira palestra foi a do conselheiro Luciano, que destacou o papel do Coren-SP, sua história, projetos e atuação. Luciano tratou também da legislação que a rege a prática da enfermagem citando a Lei nº 5.905/1973, a Lei nº 7.498/1986, o Decreto nº 94.406/1987 e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Luciano lembrou ainda da lei que estabelece o novo piso salarial nacional para a enfermagem, a Lei nº 14.314/2022. “Foi uma grande conquista recente para a nossa categoria. Nós, conselheiros, estivemos em Brasília participando dessa luta e pudemos acompanhar de perto esse momento histórico da enfermagem”, lembrou.

A professora Ariane Polidoro Dini foi uma das responsáveis pela atividade

O conselheiro reafirmou também a importância do profissional de enfermagem dentro do sistema de saúde e lembrou que atualmente não há profissionais suficientes para atender a demanda mundial: “Esses profissionais são a espinha dorsal da área da saúde. Sem enfermagem não se faz saúde, sobretudo saúde pública. Por isso precisamos de incentivos à formação de profissionais de enfermagem”, afirmou.

A professora doutora Kátia Stancato participou da organização das aulas

Ele lembrou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente há falta de profissionais de enfermagem no mundo: “A demanda de saúde é muito maior que o número de profissionais inscritos. Segundo a OMS, faltam mais de 9 milhões de profissionais formados”, destacou.

Outro tópico destacado por Luciano foi a importância do profissional de enfermagem conhecer a legislação que regulamenta o exercício profissional, inclusive o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564) e o Código de Processos Éticos do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 706/2022).

O conselheiro Luciano Santos; a enfermeira diretora assistencial da Rede D’Or, Fabrícia Cristina Cotrin Loro e o conselheiro Jordevan José de Queiroz Ferreira

Na segunda palestra da manhã, a diretora assistencial da Rede D’Or, a enfermeira Fabrícia Cristina Cotrin Loro, falou sobre a história da Rede D’Or e sua participação, como enfermeira, dos processos de criação e gestão de novos projetos hospitalares, como o Copa Star, no Rio de Janeiro e o Vila Nova Star, em São Paulo.

Os conselheiros ao lado das professoras e gestores de enfermagem que participaram da atividade

Ao final das atividades, o conselheiro Jordevan agradeceu às professoras Kátia e Ariane e à Unicamp pela acolhida: “quero registrar meu agradecimento à Unicamp e às professoras Kátia e Ariane por terem nos recebido e aberto as portas da universidade à palestra do Coren-SP. Estamos à disposição da instituição para quaisquer dúvidas e futuras parcerias”, concluiu.