COREN-SP fala para professores da Fema sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem

A importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi o tema abordado pelo Primeiro-secretário do COREN-SP, Donato José Medeiros, durante o encontro de aprimoramento organizado pela coordenadoria do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (Fema), na região de Marília, em 12 de fevereiro. 

Na palestra, dirigida para docentes, Donato ressaltou que o planejamento e a padronização da assistência garantem a segurança e a qualidade do atendimento prestado. A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, com visão holística, sendo composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498 de 25/06/86 (Lei do Exercício Profissional). “A Sistematização da Assistência de Enfermagem dá uma identidade ao Enfermeiro e, portanto, ao cuidado da Enfermagem, de uma forma científica, planejada, sistematizada”, analisa.

Para coordenadora do curso, Rosangela Gonçalves da Silva, o SAE é um assunto importante que deve ser amplamente debatido no espaço acadêmico. “É essencial revisar as legislações e resoluções, sempre aprimorando os conhecimentos que serão compartilhados com nossos alunos, de maneira que possamos ensinar a SAE com coerência e responsabilidade”, destaca.

A educadora disse que a participação do COREN-SP foi extremamente proveitosa, principalmente por ter propiciado um momento de revisão e reflexão sobre todos os procedimentos adotados. “Conseguimos tirar muitas dúvidas com o COREN-SP, que tem demonstrado uma atenção especial na obtenção de novas informações, no objetivo de capacitar os profissionais e, em especial, sobre a questão da Sistematização. Temos o prazer de dizer que o Estado de São Paulo está à frente em relação às pesquisas e estudos nesta área”, finalizou, lembrando que as informações repassadas serão  compartilhadas como os alunos e profissionais da rede municipal de saúde, do Hospital Regional e da Santa Casa.

 

Professores da Fema e o Primeiro-secretário do COREN-SP, Donato José Medeiros (ao fundo, à esq.)