Coren-SP empossa dez novas Comissões de Ética de Enfermagem

Dez novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) foram empossadas pelo Coren-SP na manhã desta sexta-feira (6) em uma cerimônia coletiva realizada na sede da autarquia.

O evento teve a participação dos conselheiros Demerson Bussoni, coordenador das CEEs do Coren-SP, Jeferson Caproni, primeiro-tesoureiro da autarquia, Edir Gonsaga, segundo-tesoureiro e Anderson Silva.

Jeferson ressaltou o papel dos profissionais de enfermagem como defensores da vida da população

Antes da posse, os conselheiros fizeram uma breve introdução sobre o papel e a atuação das CEEs.

A posse teve a participação dos conselheiros Demerson Bussoni, Jeferson Caproni, Edir Gonsaga e Anderson Silva

Em sua fala, Jeferson destacou a relação que existe entre a ética profissional e a missão dos profissionais dos profissionais de enfermagem de resguardar a vida da população. “Celebrar este momento é celebrar a vida do próximo. E vocês representam isso dentro da sociedade. Parabéns a todos”, ressaltou o conselheiro. 

Para Edir, a enfermagem tem a grande responsabilidade de manter os padrões éticos da profissão

Por sua vez, Edir ressaltou a responsabilidade que os profissionais de enfermagem têm desde que passaram a ser os responsáveis pela fiscalização ética da própria categoria a partir da criação dos sistema Cofen/Corens na década de 70. “Hoje temos esse empoderamento de fiscalizarmos nossos próprios pares, com a compreensão e o olhar holístico para cada situação, sempre contextualizando as situações para que a sindicância e o julgamento sejam dignos, justos e imparciais”, alertou.

Em seguida, Demerson fez uma breve palestra, na qual citou exemplos práticos de situações que podem ocorrer no cotidiano de uma Comissão de Ética em um hospital.

Demerson lamentou o fato da maioria das denúncias éticas advirem de conflitos interpessoais dentro da própria equipe

O conselheiro lamentou o fato da maior parte das denúncias recebidas pelo Coren-SP serem relacionadas a conflitos interpessoais dentro da equipe. “75% das denúncias que chegam até o Conselho são conflitos interpessoais e isso é muito triste”, afirmou, dizendo que a Comissão de Ética pode ajudar a promover a conciliação entre profissionais em conflito.

“Ajudar colegas da mesma profissão não gera concorrência, gera admiração”, disse Demerson ao final da palestra.

Em seguida, foi realizado o ato de posse, das CEEs das seguintes instituições:

Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital A.C. Camargo; Rede D’Or São Luiz; Associação Congregação de Santa Catarina; Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio; Pronto Socorro Nair Fonseca Leitão Arantes; Hospital Geral de São Miguel Dr. Manoel Bifulco; Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho; Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência; ADLM Serviços Médicos e Secretaria Municipal de Saúde de Embú.