Coren-SP empossa 11 novas Comissões de Ética de Enfermagem

Onze novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) foram empossadas em cerimônia coletiva realizada na sede do Coren-SP, na manhã desta sexta-feira (7/2).

Durante a abertura do evento, a presidente da autarquia, Renata Pietro, destacou a importância da busca por respaldo ético para o exercício seguro da profissão. “As CEEs são o braço do Coren-SP, e quem vem acompanhando a nossa gestão, tem visto que o nosso trabalho de aproximação está avançado por todo o estado, afim de valorizar a nossa enfermagem. Ressalto que precisamos nos cercar de leis e diretrizes, buscando sempre respaldo nos órgãos de classe. Vamos propagar uma mensagem séria da enfermagem. Aproveitem o evento de hoje e sintam-se acolhidos pelo Coren-SP”, diz.

Presidente do Coren-SP, Renata Pietro

A cerimônia foi conduzida pelo conselheiro e coordenador da CEE, Dermerson Bussoni, pelo segundo-tesoureiro, Edir Gonsaga, e pela conselheira Dorly Gonçalves. “É importante que todos saibam que o Coren-SP trabalha de forma educativa e não punitiva. As CEEs são uma alternativa para o diálogo maduro para trazer a consciência de como é importante a relação interpessoal, a solução de conflitos, o empoderamento e a liderança”, conta Dorly.

 

Conselheira Dorly Gonçalves

O segundo-tesoureiro, Edir Gonsaga, também avalia que o papel das CEEs é fortalecer os pilares da ética e da responsabilidade profissional. “Somos quase 600 mil profissionais em todo o estado, é preciso termos habilidades e atitudes embasados não somente em conhecimento técnico-científico, mas também, em comportamento ético”.

Segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga

Dando início a cerimônia, o conselheiro Demerson falou sobre o trabalho desenvolvido pelas CEEs, explicando um pouco de suas atribuições e o fluxo de trabalho. “As comissões são importantíssimas para as instituições, pois elas garantem autonomia, poder de decisão, averiguação prévia, educação e orientação aos colaboradores e resolutividade do processo na instituição. As CEEs são verdadeiras aliadas, pois elas trabalham em parceria com os profissionais”, destaca Demerson.

Conselheiro Demerson Bussoni

O conselheiro abordou a Resolução do Cofen nº 564/2017 do novo código de ética e frisou que as CEEs devem exercer uma função de imparcialidade em suas ações e condução das sindicâncias, aprofundando-se nas averiguações das informações recebidas. “Atualmente, quase 100% das instituições do município de São Paulo já possuem Comissões de Ética de Enfermagem”, destaca Demerson.

Cerimônia coletiva realizada na sede do Coren-SP

As comissões que tomaram posse nesta sexta-feira foram as das seguintes instituições:

  • Hospital Municipal Tide Setubal;

  • Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE;

  • Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Vila Maria;

  • Rede D’Or – São Luiz;

  • Hospital Geral de Itaquaquecetuba;

  • Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mauá;

  • Unidade de Pronto Atendimento São João – Lavras;

  • Empresa de Serviços Hospitalares;

  • Hospital e Maternidade São Lucas;

  • Hospital das Clínicas da FMUSP – Instituto de Radiologia;

  • Supervisão Técnica de Saúde – Instituto de Radiologia;