Coren-SP Educação sedia lançamento da Pesquisa TIC Saúde

Na presença das rápidas mudanças inseridas na relação entre assistência e tecnologia e ciente da necessidade da ampliação do respaldo técnico sobre a atuação da enfermagem na especialidade, a gestão 2021-2023 do Coren-SP realizou o Seminário de Lançamento da Pesquisa TIC Saúde: Panorama Brasileiro da Saúde Digital a fim de apoiar as inciativas de aprimoramento das atividades atribuídas aos profissionais de enfermagem. O evento realizado na última quinta-feira (3), no Coren-SP Educação, contou com a presença de representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento de tecnologia em saúde para exibir as conclusões da pesquisa direcionada ao mapeamento da infraestrutura e adoção de sistemas baseados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas instituições de saúde.

A pesquisa TIC Saúde é realizada desde 2013, para mensurar o letramento dos profissionais sobre as tecnologias de informação e comunicação

A conselheira do Coren-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Digital (CTED), Dra. Heloisa Ciqueto Peres, expôs a satisfação em ter a oportunidade de presenciar o avanço nas discussões a respeito da enfermagem na saúde digital, classificando a atividade como fundamental para o aprimoramento da assistência especializada. Heloisa também reafirma e agradece a disposição e o compromisso do Coren-SP nas iniciativas de oferta de conteúdos inovadores e valorosos aos profissionais de enfermagem. “A saúde digital é uma área em constante em expansão, e a pesquisa TIC Saúde, realizada ininterruptamente e de forma criteriosa, é um valioso instrumento para compreendermos o panorama das tecnologias da informação e comunicação na saúde brasileira e fundamentar as políticas publicas de saúde no Brasil, bem como promover o desenvolvimento do setor e tornar a assistência à saúde mais eficiente, eficaz, acessível e inclusiva à nossa população”

Dra. Ana Estela Haddad, Chefe da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Governo Federal, falou sobre os impactos da captação dos dados dos estabelecimentos de saúde na formulação e avaliação das políticas públicas. Segundo a também responsável pela telessaúde e o sistema de informática do SUS, o levantamento de dados implica na evolução do serviço prestado pelos profissionais de saúde e na reputação dos serviços de saúde.

A publicação conta com artigos de pesquisadores mundialmente reconhecidos e valorizados pelas contribuições na área de informática em saúde e saúde digital

O discurso do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, pautou o empenho do Coren-SP em incentivar e dispor as ferramentas necessárias para criação de inovações para a enfermagem. “A gestão 2021-2023 tem a honra de ter sido o primeiro conselho de classe a implementar uma câmara técnica voltada ao desenvolvimento dos preceitos legais da atuação da enfermagem na saúde digital, que, certamente, contribuiu e ainda contribui muito para a regulamentação de todo o avanço na saúde”, afirmou.

Ao longo da apresentação dos dados levantados no desenvolvimento da pesquisa, a Dra. Luciana Portilho, Coordenadora da Pesquisa TIC Saúde 2022, apresentou a metodologia da pesquisa, cobertura dos dados e avanços em relação às pesquisas anteriores. Entre os tópicos analisados, foram estudadas a posse e utilização de computadores e internet nas instituições, número de departamento de TI nos hospitais e medidas adotadas em relação ao Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O lançamento do TIC Saúde 2022 também contou com a participação da Dras. Heimar Marin e Marizelia Leão Moreira, Coordenadora Científica da Pesquisa TIC Saúde 2022 e Consultora do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde, e dos Drs. Antonio Carlos Onofre de Lira e Luis Gustavo Kiatake, Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Sbis) e Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, respectivamente.

Saiba mais: