COREN-SP discute sistematização da assistência com coordenadores do SAMU

O COREN-SP reuniu-se com coordenadores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de vários municípios do Estado, nesta quarta-feira (13/03), para discutir o dimensionamento de pessoal e a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) no atendimento pré-hospitalar. O encontro, realizado na sede do Conselho, na Capital, contou com a participação de profissionais de Botucatu, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Vicente, além do município de São Paulo.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva (foto, à esq.), falou um pouco sobre a legislação vigente e esclareceu dúvidas dos enfermeiros sobre a hierarquia que rege o sistema Cofen/Corens e a participação dos órgãos regionais nas resoluções do Conselho Federal. Sobre as Resoluções Cofen nº 375 e 379, Dias da Silva destacou que elas reforçam o que já está disposto na Lei 7498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.  As resoluções determinam que a assistência de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do Enfermeiro.

Para o conselheiro Luciano da Silva, da CRI (Comissão de Relações Institucionais), o encontro foi extremamente positivo porque os profissionais puderam apresentar suas inquietações e discutir os problemas que enfrentam. “Estabelecemos um Grupo de Trabalho com o objetivo de encontrar um equilíbrio entre as diferentes realidades e a legislação vigente”, ressaltou.

Participaram, ainda, da reunião o Primeiro-secretário Donato José Medeiros, a Gerente de Fiscalização Viviane Camargo dos Santos e a chefe de Fiscalização, Monique Cavenaghi.