COREN-SP discute implementação da jornada de 30 horas em Suzano

O COREN-SP participou de reunião, em 23 de janeiro, com a secretária de Saúde de Suzano, Dagmar Corato, para tratar da implementação da jornada de 30 horas aos profissionais de Enfermagem do município, localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Representaram o Conselho o Primeiro-Secretário Donato José Medeiros e o conselheiro da Comissão de Relações Institucionais (CRI), Luciano da Silva.

Donato e Luciano destacaram os benefícios da redução da jornada de 40h para 30h semanais, tanto para a categoria como para a melhoria da qualidade de atendimento à saúde, e citaram o exemplo de municípios vizinhos que adotaram a medida, como Itaquaquecetuba, Guararema e Santa Isabel. A redução beneficiará cerca de 350 profissionais da área de Enfermagem da rede municipal de Saúde de Suzano.

“Sabemos que o redimensionamento de pessoal é complicado para o Poder Público, por isso a nossa a meta é colaborar com o levantamento do número de profissionais e com as adequações que precisam ser feitas”, destacou Medeiros. Já Luciano falou do caráter conciliador do Conselho. “O COREN-SP não é uma entidade punitiva, e sim de diálogo. Prezamos achar soluções que atendam bem à população e que ofereçam boas condições de trabalho aos profissionais”, esclareceu.

A secretária Dagmar Corato frisou que seu relacionamento com o COREN-SP sempre foi dos melhores, mesmo em outras cidades onde exerceu o cargo de gestora da Saúde. “O importante é que os conselhos profissionais sejam parceiros para resolver questões legais. Começamos essa conversa agora. Temos deficiências, mas a entidade é uma parceira nossa para enfrentarmos esta situação”, afirmou, revelando a intenção de convidar, oficialmente, o presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, para visitar Suzano em breve.

Dagmar Corato, secretária de Saúde de Suzano; Primeiro-Secretário Donato José Medeiros e Luciano da Silva, da Comissão de Relações Institucionais (CRI), ambos do COREN-SP