Coren-SP designa novo Gerente de Fiscalização e reformula diretrizes para o Estado

A Gestão 2012-2014 do COREN-SP, Unir, participar e avançar, defende que o Sistema de Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem tenha como base a prática pautada no processo educativo, no fortalecimento dos princípios éticos e na valorização do processo de trabalho em Enfermagem. Todavia, é notório que, cotidianamente, inúmeros profissionais concebem a Fiscalização como uma ação meramente punitiva e repressora, ignorando o potencial positivo e abrangente deste ato.

Com o objetivo de transformar a imagem existente e construir uma nova dinâmica fiscalizadora, iniciamos a reestruturação do setor de Fiscalização, de modo a potencializar a visão crítico-reflexiva dos fiscais, através de treinamento permanente e discussões com os profissionais de Enfermagem sobre vários temas, tais como: Processo do Cuidar e o Exercício Profissional, bem como lançar mão de indicadores de cuidados que norteiem o olhar fiscalizador no intuito de estabelecer parâmetros seguros para o cuidado, baseando-se em protocolos institucionais e na delineação de indicadores de fiscalização.

Para tanto, a atual Gestão do COREN-SP nomeou em sua primeira sessão plenária realizada no dia 23 de Janeiro de 2012, o Fiscal Marcelo José dos Santos para o cargo de Gerente da Fiscalização do Estado de São Paulo. O novo gerente ingressou no COREN-SP em 2008, após aprovação em concurso público para desempenhar a função de Fiscal. Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas, Especialista em Terapia Intensiva, Mestre e Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, atualmente também realiza Pós-Doutorado junto ao Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Segundo o Dr. Marcelo, a Gerência de Fiscalização seguirá as diretrizes estabelecidas pela Gestão 2012-2014 e trabalhará com o objetivo de estreitar as relações e o diálogo entre as instituições de Saúde (em todos os níveis de atenção), os profissionais e o COREN-SP visando uma assistência de Enfermagem segura e livre de riscos para os cidadãos.