Coren-SP debate a participação da enfermagem na política nacional

Os conselheiros Luciano Santos e Edson Luz representaram ontem (1/7), em Belo Horizonte (MG), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) no evento “Enfermagem Política: Construindo Pontes para a Transformação”. Promovida pelo Coren-MG, a iniciativa reuniu representantes da enfermagem brasileira para debater a participação da classe nos espaços de decisão política.

Entre os palestrantes esteve presente o ex-presidente do Coren-SP e atual conselheiro federal, James dos Santos. “A enfermagem é a classe da saúde que melhor conhece as demandas da população do nosso país. Estamos presentes desde a atenção primária até a alta complexidade, portanto, é fundamental participarmos de modo mais incisivo dos espaços de tomadas de decisão”, defendeu James.

Ao lado de Edson Luz e com histórico de lutas em defesa dos direitos dos profissionais da enfermagem, o conselheiro Luciano Santos reforçou a importância do evento para a consolidação da enfermagem na política. “O debate é extremamente salutar. Já temos, em todo o Brasil, diversos profissionais ocupando cadeiras nos legislativos e trazendo para a categoria grandes feitos. É hora de avançarmos ainda mais e conquistarmos a consolidação de pautas que ainda são urgentes para a enfermagem”, concluiu o primeiro tesoureiro do Coren-SP.

A atividade contou, ainda, com a participação do presidente do Coren-MG e deputado federal Bruno Farias, do presidente do Coren-PE e deputado estadual Gilmar Júnior, da presidente do Coren-RJ e suplente de deputada estadual Lilian Behring, do presidente do Coren-BA Davi Apóstolo e da vice-presidente do Coren-MG Maria do Socorro Pena.

Saiba mais: