COREN-SP cumprimenta Enfermeiros Acupunturistas pelo seu dia

O dia 23 de março foi instituído, pelo município de São Paulo, como o Dia do Acupunturista.

Criada há mais de 4 séculos, a acupuntura é uma terapia complementar oriental que trabalha a força vital através de pontos específicos, denominados meridianos.

Segundo Márcia Rodrigues de Lima, enfermeira especialista em Acupuntura e membro da Associação Brasileira dos Enfermeiros Acupunturistas, além das conhecidas agulhas, o terapeuta também pode se utilizar de ventosas, de massagens, e até do calor produzido pela moxabustão, que é a queima da moxa, um pequeno bastão preparado a partir da erva artemísia.

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) regulamenta as atividades de acupuntura, exercida por enfermeiros, por meio de duas Resoluções: Resolução COFEN-283/2003, que fixa regras sobre a prática da Acupuntura pelo Enfermeiro e dá outras providências, e a Resolução COFEN 326/2008, que regulamenta, no Sistema Cofen/Conselhos Regionais, a atividade de Acupuntura, além de definir as regras para o registro da especialidade. As duas normas podem ser encontradas no site do Conselho Federal de Enfermagem (www.portalcofen.gov.br). Também é possível acessar os documentos clicando aqui .