Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP dialoga sobre sala de descompressão com gestores do Hospital Municipal João XXIII

Buscando o bem estar , o conforto e um descanso digno para os profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente, bem como uma assistência segura ao paciente, a Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP se reuniu nesta quarta-feira (24/2), com gestores do Hospital Municipal João XXIII, no bairro da Mooca, zona leste da capital, com o objetivo de dialogar sobre a implementação de uma sala de descompressão para a enfermagem da unidade.

O conselheiro Luciano Santos, que coordena o CRI, e a conselheira Márcia Rodrigues foram ao hospital acompanhados de Danilo Pereira Costa e Danilo Piovezan, respectivamente chefe de gabinete e assessor do vereador Marlon Luz. O Coren-SP havia iniciado diálogo com o vereador Marlon no dia 10 de fevereiro para tratar sobre temas como as salas de descompressão e a isenção do rodízio municipal para profissionais de enfermagem. 

Os conselheiros Márcia e Luciano (à direita na foto) trabalham pela rápida regulamentação da lei estadual 17.234/2020

No hospital, o Coren-SP e os assessores do vereador Marlon foram recebidos pelo diretor administrativo da unidade, Reginaldo Pires de Toledo, e pelo diretor de enfermagem, Marcelo Antônio Archilla.

Luciano explicou que o Hospital João XXIII já está bem próximo de ter a sala de descompressão para a enfermagem: “A unidade já conta com um espaço físico reservado para este fim e o desejo dos gestores de implementarem a sala. Só está faltando alocação de verba para construí-la”, explicou Luciano.

A ideia é que a futura sala de descompressão para a enfermagem do hospital sirva como modelo para outros espaços similares na rede municipal de São Paulo. Atualmente, os conselheiros que compõem a CRI do Coren-SP estão batalhando pela regulamentação da lei 17.234/2020, que prevê a obrigatoriedade das salas de descompressão no estado de São Paulo. A regulamentação cabe à Secretaria Estadual de Saúde.