Campanha do COREN-SP e ONG contra a Hepatite C integra Ação Global no dia 14 de maio

Campanha do COREN-SP e ONG contra a Hepatite C integram Ação Global no dia 14 de maio

Parceria entre COREN-SP e ONG “C tem que Saber C tem que Curar” faz campanha de sensibilização junto à população e profissionais de enfermagem, com palestras e testes gratuitos para hepatite C.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e a ONG “C tem que Saber, C tem que Curar” continuam a campanha para conscientizar os profissionais de Enfermagem e a população em geral sobre a Hepatite C. Após o lançamento em abril, na cidade de São Paulo, e da realização de um evento no dia 1º de maio, na cidade de Ribeirão Preto, a Campanha “Hepatite C – Mitos e Desafios para a Enfermagem” integrará a programação da Ação Global, projeto do SESI e da Rede Globo, que tem como objetivo usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania.

Durante a Ação Global, stands identificados com os banners do COREN-SP e da ONG “C tem que Saber, C tem que Curar” distribuirão cartilhas instrutivas ao público e aplicarão gratuitamente os teste rápidos da hepatite B e C, cujo resultado aparece em 3 minutos com o sangue coletado da ponta do dedo da pessoa. “Os casos positivos nós encaminhamos de lá mesmo para exames complementares e tratamento na rede pública de saúde em uma semana”, esclarece o presidente da ONG, Chico Martucci.

Devido às condições de transmissão, a doença tem como um dos grupos de risco os profissionais de saúde. O vírus da hepatite C pode ter contaminado cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério de Saúde. A prevalência das hepatites B e C somam 6 milhões de pessoas no Brasil , 1 a cada 30 pessoas,com 12 óbitos ao dia.No mundo, segundo a OMS, a hepatite C já contaminou entre 170 e 200 milhões de pessoas.

Como o vírus permanece vivo por três dias em instrumentos contaminados, o risco de contaminação é alto. Os procedimentos de segurança, como o uso de seringas e luvas descartáveis, além de material esterilizado, são fundamentais para evitar a contaminação.

A hepatite C é uma inflamação no fígado, causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. É uma doença assintomática, ou seja, o portador não sente nada após a infecção pelo vírus, que ataca o fígado lentamente, durante anos. Em alguns casos, pode ocorrer uma hepatite aguda que antecede a forma crônica, com lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático. Não há vacina contra a hepatite C. O teste para detecção é simples e coberto por todos os planos de saúde, podendo ainda ser realizado na rede pública.

Grupos de risco

– Quem recebeu transfusão de sangue ou transplante de órgãos antes de 1993;
– Usuários de drogas injetáveis ou inaladas, mesmo quem fez uso apenas uma vez;
– Profissionais de saúde como Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Médicos, Dentistas;
– Barbeiros, manicures, tatuadores e body piercings;
– Pessoas em tratamento de hemodiálise;
– Hemofílicos;
– Filhos de mulheres contaminadas com a Hepatite C;
– Portadores do vírus HIV/AIDS;
– Pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);

Serviço

Campanha “Hepatite C – Mitos e Desafios para a Enfermagem” – Ação Global
Data: 14 de maio de 2011 (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru, São Paulo. Próximo ao Metrô Carandiru)
Público: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e população em geral