Câmaras Técnicas dão início ao evento “Assistência de Enfermagem à Covid-19: aspectos relevantes”

Um tema de grande importância está sendo abordado em um evento online de uma semana de duração organizado pelas Câmaras Técnicas do Coren-SP, realizado em dois períodos por dia, a partir desta segunda-feira (26/7). O evento “Assistência de Enfermagem à Covid-19: Aspectos Relevantes” buscará embasar os profissionais de enfermagem que estão na linha de frente do combate à pandemia com os principais aspectos assistenciais, legais e ético dessa atuação. As lives serão feitas ao longo da semana, até o dia 30 de julho, pelo canal do Coren-SP no YouTube e pelo Facebook do conselho.

Nesta segunda-feira (26/7), o ciclo de transmissões online teve início às 9h com a abertura oficial seguida pela mesa-redonda “Organização do ambiente de trabalho frente à Covid-19”. A moderadora foi a conselheira Maria Madalena Januário Leite, coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa, e contou com os seguintes convidados: presidente do Coren-SP James Francisco dos Santos; a vice-presidente Erica Chagas; a conselheira e coordenadora das Comissões de Ética, Ivetti Trotti; as palestrantes Wilza Carla Spiri; as professoras Paulina Kurcgant e Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo.

No início do evento houve a exibição de uma mensagem gravada do presidente do conselho, James Francisco dos Santos. “Sejam todos muito bem-vindos a mais um evento do Coren-SP! Nessa live teremos como tema principal a assistência da enfermagem à Covid-19: aspectos relevantes. Nós e a gestão estamos trabalhando e aproximando o conselho com os profissionais da enfermagem. Estamos fazendo isso através de uma ampliação dos eventos online, promovendo mais facilidade desses profissionais aos nossos serviços e eventos. Ao longo desses seis meses de gestão estamos desenvolvendo programas inovadores como: Primeiro Emprego, Conselheiro Participativo e o Núcleo de Acompanhamento das Atividades de Fiscalização”.

A vice-presidente Erica Chagas e as conselheiras Madalena, Ivete e Wilza durante a mesa de abertura

Em seguida, Erica Chagas, Wilza Carla Spiri e Ivete Trotti iniciaram a mesa de abertura. “É com muito prazer poder democratizar a informação através da tecnologia. Uma das coisas positivas que a Covid trouxe foi essa nova forma de comunicação que nos aproximou ainda mais dos profissionais da enfermagem”, disse a vice-presidente.

Iniciando as palestras a conselheira Wilza abordou em sua apresentação a influência do ambiente de trabalho no exercício profissional da equipe de enfermagem, destacando as boas práticas na assistência, segurança e qualidade no atendimento. Assim como o que ocasiona um ambiente desfavorável para os profissionais. “Um ambiente de trabalho, para que seja favorável, precisa estar embasado nas práticas que tragam as evidências no contexto do trabalho, com foco central nos pacientes. Além de uma prática colaborativa que promova liderança e autonomia para a enfermagem”, destacou Wilza.

Palestrantes da atividade de abertura do evento

Em seguida, a professora Paulina Kurcgant iniciou sua apresentação destacando os aspectos éticos da assistência de enfermagem no contexto da pandemia. Paulina fez uma breve introdução sobre os processos de trabalho da enfermagem, que incluem: processo assistencial, educacional, gerencial e investigativo. Abordou também as competências técnico-científicas, socioeducativas e ético-políticas da categoria. “São momentos como esse que estamos vivendo que temos novas experiências e novas oportunidades de transformação, e temos que estar atentos e refletir sobre isso a cada momento, pois estamos acompanhando de perto esse processo que está acontecendo. “ disse.

Finalizando as palestras pela manhã, Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, professora associada aposentada da Escola de Enfermagem da USP e membro da Câmara Técnica do Coren-SP, abordou os aspectos éticos da assistência de enfermagem no contexto da pandemia.

A moderadora Maria Madalena Leite e a palestrante Profa. Maria Cristina Massarollo

Dando continuidade ao tema, a professora apresentou os aspectos que influenciam no contexto da Covid-19, como a precariedade no sistema de saúde, a falta de conhecimento e imprevisibilidade da doença, as condições de trabalho, as características únicas de cada paciente, a capacidade de interferência dos profissionais e o pluralismo de valores existente na sociedade e que ocasionam diversos conflitos éticos. “A ética é inerente à qualidade na assistência e, nesse contexto da pandemia, fica mais evidenciada a existência de problemas éticos. É muito importante que os profissionais conheçam a legislação que regulamenta o exercício profissional da enfermagem”, explicou Maria Cristina.

Segunda etapa de palestras

A outra atividade deste primeiro dia de evento foi realizada das 16h às 18h, com o tema “Apoio psicossocial para o profissional de enfermagem”. A apresentação foi moderada pela conselheira Andrea Cotait e foi feita pelas enfermeiras da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Coren-SP, Valnice Nogueira e Raquel Coutinho.

Apresentação sobre “Apoio psicossocial ao profissional de enfermagem”

Após mostrarem um apanhado geral da pandemia e seu impacto na saúde psicossocial dos profissionais de enfermagem, as palestrantes passaram a detalhar essa questão e a sugerir as melhores práticas de apoio psicossocial aos profissionais. A apresentação foi baseada em um estudo feito por Valnice e Raquel sobre esse tema. “Estamos vivenciando o adoecimento de nós próprios e das pessoas que nos cercam. Outro aspecto é a falta de EPIs que é um dos agravamentos que contribuem para esse adoecimento psicossocial do profissional de enfermagem. Sempre lidamos com a perda, com a morte, mas não com a morte por uma doença que estamos tentando combater e evitar. Mesmo nos deparando com a possibilidade de cura, com a Covid-19 tem sido diferente pela forma imprevisível como ela se manifesta. O impacto disso na saúde mental tem sido catastrófico”, afirmou Raquel.

Raquel propôs que os próprios colegas de trabalho e chefias estejam atentos à situação um do outro, estimulando-se ao auxílio mútuo e a busca por ajuda: “Sintomas como ansiedade, cefaleia e muitos outros são demonstrações que nossos profissionais vêm apresentando. Temos que estar alertas enquanto equipe, enquanto colega de trabalho e enquanto gestor para que possamos nos ajudar, sempre”, disse.

Apresentação da palestrante Valnice Nogueira

No fim da apresentação, Valnice destacou a grande prevalência do adoecimento psicossocial no ambiente da enfermagem e reforçou a importância da ajuda especializada. “Estamos falando do adoecimento psicossocial num momento de pandemia, mas não podemos nos esquecer que antes da pandemia já haviam estudos que evidenciavam esse sofrimento que está sendo potencializado pela pandemia. Que as instituições onde os profissionais de enfermagem trabalham possam encaminhar esses trabalhadores para um suporte de saúde mental adequado uma vez identificada essa necessidade, seja esse suporte psicológico ou psiquiátrico”.