Câmara dos Profissionais se reúne em São Paulo

Contando com a participação de representantes de Conselhos de Fiscalização de profissões regulamentadas, a Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens de SP se reuniu no dia 28/06, na sede do CRECISP.

Os dirigentes debateram o cenário atual dessas instituições, com ênfase para a legalidade de seus atos perante as inúmeras controvérsias que envolvem a gestão das autarquias. O Coren-SP foi representado pelo conselheiro Vagner Urias.

Vagner Urias, segundo-tesoureiro do Coren-SP, participou da reunião como representante da autarquia

As discussões abordaram a importância de os Conselhos se manterem unidos, promovendo conquistas que beneficiem profissionais das mais diversas categorias e facilitem a vida de usuários dos serviços destas instituições. Também foi mencionada a necessidade de uma atuação junto ao Congresso Nacional que possa motivar parlamentares a defenderem projetos de interesse dos profissionais brasileiros.

Diversos representantes dos Conselhos ressaltaram que, para a aprovação de uma legislação mais favorável às entidades, é preciso que estejam todos unidos em prol do devido reconhecimento dos profissionais das diversas profissões. Levando-se em conta as pautas abordadas nessa reunião, foi possível compreender que, grande parte dos gestores dessas autarquias passa pelos mesmos problemas e têm as mesmas dúvidas quando se trata dessas questões administrativas. Muitos dirigentes afirmaram ter dificuldades em obter informações sobre os procedimentos adequados com relação a licitações para compras, reformas de propriedades, contratação de serviços dentre outros.

Os participantes concordaram que esses encontros são essenciais para a coesão do grupo, e para o planejamento de ações que tragam soluções efetivas para a administração dos Conselhos. Assim, uma das deliberações foi a da promoção de seminários com a presença de grupos específicos de cada Conselho, como a assessoria jurídica, compras, licitações e, até mesmo, a questão do ensino à distância, analisando sua viabilidade em função das diferentes características de cada profissão.

A exemplo do que já acontece no âmbito nacional, com o Fórum dos Conselhos de Fiscalização, a Câmara dos Profissionais Registrados pretende, nos próximos encontros, aprofundar essas pautas e trabalhar otimizando a gestão dessas entidades.