Biblioteca do COREN-SP oferece tranquilidade e amplo acervo

Quem está de passagem pelo COREN-SP ou trabalha na região da avenida Paulista, na capital, pode aproveitar e conhecer a Biblioteca Maria Rosa de Sousa Pinheiro. Localizado no terceiro andar do prédio da sede, o espaço disponibiliza cerca de cinco mil títulos entre livros, teses, dicionários, revistas técnico-científicas, artigos de periódicos, publicações próprias e legislação de Enfermagem. O acervo especializado tem o objetivo de auxiliar e suprir as necessidades de informação do estudante e do profissional em todos os níveis.

A biblioteca não é novidade, apesar de ainda pouco conhecida entre os profissionais. O atendimento começou em 2007, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. No novo prédio da sede do COREN-SP, existe um espaço amplo e apropriado para o estudo, junto ao Cyber COREN-SP.

Segundo a bibliotecária Ana Célia de Moura, o público mais frequente são os profissionais de Enfermagem que vão prestar concurso público, os que vão passar por seleção em áreas específica, os que querem voltar ao mercado e se atualizar, os professores que precisam preparar suas aulas, além dos estudantes, principalmente aqueles que estão fazendo o trabalho de conclusão do curso (TCC). Além disso, geralmente os frequentadores não têm recursos para comprar todos os livros necessários.

Uma das principais vantagens da biblioteca do COREN-SP é a tranquilidade. “Nosso caráter é diferente, nosso público é qualificado e menor do que nas faculdades”, diz Ana Célia. Essa característica faz com que o usuário seja atendido mais de perto, com orientações sobre bibliografia e pesquisa. Outra vantagem é o vizinho Cyber COREN-SP, onde os usuários podem complementar seus estudos na internet, sem custo. Um estudante pode fazer toda a pesquisa na biblioteca e montar a apresentação do trabalho no Cyber, por exemplo.

Uma vez por ano, o COREN-SP compra novos livros por licitação, priorizando lançamentos e complementações do acervo. Outra fonte de renovação da biblioteca são as doações. Todas as novidades do acervo podem ser acompanhadas também pelo site do COREN-SP. Também pela internet, os inscritos no Conselho que moram no interior podem pedir sugestões de bibliografia na seção “Fale Conosco”, opção “Biblioteca”.

A biblioteca tem periódicos como a Nursing e a Revista de Enfermagem da USP. No entanto, a prioridade nas aquisições é para os livros. Segundo Ana Célia, a opção se deve à facilidade cada vez maior de encontrar revistas na internet. O site do COREN-SP tem uma área reservada à biblioteca onde o profissional pode encontrar dezenas de sugestões de links de periódicos.

O espaço deve ganhar ainda este ano mais de 200 novos títulos sobre técnicas de enfermagem, saúde da família, administração, ensino, medicina etc. Até o momento, não é possível fazer empréstimos, apenas consultas.

Bublioteca COREN-SP “Maria Rosa de Sousa Pinheiro”
Endereço: Alameda Ribeirão Preto, 82, 3º andar, Bela Vista, São Paulo, SP
Horário: De segunda à sext-feira, das 7h às 16h