Aproximação: Presidente do Coren-SP visita instituições em Pindamonhangaba e Caçapava

A gestão 2018-2020 segue determinada em sua missão de aproximar o Coren-SP da categoria em todo o Estado. Na última terça-feira (16/7), a presidente Renata Pietro, o vice Cláudio Silveira  e a conselheira Ivany Baptista percorreram mais uma região do interior de São Paulo, realizando visitas a instituições de saúde em Pindamonhangaba e Caçapava. 

A primeira agenda do dia foi na Santa Casa de Pindamonhangaba, onde os representantes do Coren-SP foram recebidos pela enfermeira Vanessa. “Para mim e minha equipe foi muito importante essa visita. Sentimos-nos mais próximos do nosso conselho e seus representantes, o que eu considero fundamental, pois as lideranças precisam estar próximas do dia a dia dos profissionais, conhecer as realidades e ouvir todos”, disse. 

Ela relatou que a  Santa Casa está passando por um momento de troca de gestão (administrativa e de enfermagem), em que os profissionais estão lutando para ampliar e modernizar o atendimento, buscando qualidade, segurança e humanização para todos. “Trabalho árduo e difícil, pois nos deparamos com mudança de cultura organizacional e fatores financeiros, pelo fato de a Santa Casa atender grande parte dos pacientes SUS”, complementou. 

Santa Casa de Pindamonhangaba

Em seguida, a presidente e o vice seguiram para Caçapava. No Hospital Unimed, foram recebidos pela Responsável Técnica (RT) Silvana Novaes Bonno, que elogiaram a iniciativa. “Com esta visita, sentimos o desejo deste conselho de promover o conhecimento mútuo e o estreitamento das nossas relações. Além disso, sentimos-nos prestigiados e valorizados, pois a aproximação com os nossos representantes nos proporcionou um sentimento de acolhimento e fortalecimento da categoria”, disse. 

Hospital Unimed Caçapava

Na Maternidade e Hospital Nossa Senhora da Ajuda, eles também dialogaram com a equipe de enfermagem. A RT Josimeire Peternelli Beuttenmuller relatou que por ser do interior e de uma cidade pequena, sempre observou a necessidade de aproximação com o Coren-SP e que a visita da presidente fez com que eles se sentissem amparados. Ela também elogiou o trabalho da subseção de São José dos Campos. “É importante estarmos alinhados. Não podemos ficar focados cada um em seu mundo. Assim, essa visita estreitou o relacionamento e nos mostrou quem está na liderança do Coren-SP. Senti que tem alguém olhando para nós e ciente da nossa realidade”, disse. 

Maternidade e Hospital Nossa Senhora da Ajuda

 

A Policlin de Caçapava também recebeu a visita do Coren-SP. “A visita foi de grande importância e reconhecimento dos profissionais de enfermagem, visto que a parceria estabelecida estreita os laços e possibilita que os caminhos possam ser seguidos de forma conjunta com apoio e ajuda no que for necessário. Em nome da equipe de enfermagem de Caçapava, eu agradeço imensamente a receptividade da presidente Renata, do vice Cláudio e da conselheira Ivany e nos disponibilizamos a estarmos juntas nessa caminhada”, diz Daniela Walbon Santos Borgarelli Tavares, coordenadora de enfermagem. 

Para a presidente Renata Pietro, a aproximação com os profissionais de enfermagem é fundamental para definir as estratégias de atuação do Conselho. “Estar presente no cotidiano das instituições tem sido uma experiência muito rica, para termos contato com as reais demandas da enfermagem e, dessa forma, pautarmos as ações em prol da valorização. Da mesma forma, essas visitas nos permitem conhecer experiências exitosas na prática da enfermagem e da gestão”, avalia. 

Vista de aproximação na Policlin de Caçapava