Aproximação: presidência do Coren-SP realiza visita na instituição Bompar

Na última semana, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, o vice, Cláudio Silveira, e o segundo-secretário da autarquia, Paulo Cobellis, realizaram uma visita para conhecer e acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar), na região da Mooca, zona leste da capital.

Diretoria do Coren-SP ao lado dos profissionais do Bompar

O Bompar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, atua com o serviço Consultório na Rua, que busca prestar assistência às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Com uma equipe multidisciplinar de 12.000 funcionários, existem cerca de 18 equipes presentes nas seis coordenadorias de saúde no município de São Paulo.               

“A vulnerabilidade social é, infelizmente, algo muito presente na atual sociedade. Por isso, quando nos deparamos com um trabalho sério e comprometido com a comunidade, como esse, ficamos orgulhosos enquanto profissionais. O nosso papel é prestar assistência a todos que necessitam de cuidados básicos, sem esquecer a importância do acolhimento com a nossa sociedade”, destaca Renata Pietro.

Enfermeira há 15 anos, Mônica de Fátima Vieira Prado é a assessora técnica do projeto e explica que as equipes do Consultório na Rua realizam consultas de enfermagem e médicas, fazendo visitas e abordagens contínua nas ruas, com grupos terapêuticos e de redução de danos, diversas atividades de cuidado, promoção e intervenção na saúde.

“A interlocução do Coren-SP com alguns profissionais das equipes foi extremamente proveitoso para discutir pautas importantes como, por exemplo,  as atividades de enfermagem realizadas pelas equipes e a valorização do nosso trabalho no Consultório na Rua, fortalecendo o elo com seus profissionais e garantindo respaldo para avançarmos com as nossas ações.”, declara Mônica.