Após recomendação do Coren-SP, unidades de Guarulhos promovem auxiliares ao cargo de técnicos de enfermagem

A ação dos fiscais do Coren-SP nas inspeções realizadas em unidades de todo o Estado estão resultando em melhoria nas condições de trabalho dos profissionais de enfermagem. Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município de Guarulhos promoveram diversos auxiliares de enfermagem para o cargo de técnico, após ações de fiscalização do Coren-SP.

Na UPA São João, foram promovidos, até agora, 39 auxiliares. O mesmo ocorreu no PA Maria Dirce, assim como a UPA Cumbica. Todos os profissionais promovidos possuem formação de nível técnico, estando legalmente habilitados.

O chefe-técnico da subseção de Guarulhos do Coren-SP, Osvaldo Bagli D’Andrea, explica melhor a situação: “A nossa fiscal, Cintya Rocha, constatou durante as inspeções que não havia técnicos trabalhando nas salas de emergência das unidades. Avisamos as gestões da unidades sobre isso e elas prontamente entenderam e acataram as orientações do conselho, de forma muito responsável e resolutiva, regularizando as unidades e consequentemente contribuindo para uma assistência segura tanto para a população quanto para os profissionais de saúde”, contou Osvaldo.

Parte da equipe da UPA São João, de Guarulhos, em foto tirada antes da pademia

A enfermeira Responsável Técnica (RT) pela UPA São João, Paula Alves da Silva Pires, falou um pouco mais sobre a iniciativa: “a promoção será realizada todo dia primeiro de cada mês conforme os profissionais forem entregando as documentações solicitadas. Alguns auxiliares estão terminando o curso técnico e assim que entregarem os documentos serão promovidos. Acredito que tanto para a unidade quanto para nossos pacientes e funcionários a conquista foi uma vitória, pois podemos ter profissionais mais capacitados, além do incentivo de terem sido promovidos e reconhecidos como técnicos, o que trouxe autoestima a todos. Será um serviço de mais qualidade e com maior embasamento científico prestado à população”, afirmou.

Parte da equipe da UPA São João, em foto tirada antes da pandemia

Paula também elogiou a atuação da fiscalização do Coren-SP: “a fiscalização sempre contribuiu com a UPA São João, pois traz atualizações sobre resoluções, normas técnicas e auxilia no dimensionamento adequado. Também traz força à unidade, pois nos apoia em muitos aspectos legais. A fiscal Cintya é sempre muito solícita conosco. A Fundação ABC e a nossa gerente Andréia Godoi também sempre nos apoiam em todas as situações”, concluiu.

Já a gerente e enfermeira RT do PA Maria Dirce, Rosileny Nunes da Rocha Souza, explicou que, em sua opinão, a promoção dos auxiliares para técnicos também serve como reconhecimento à equipe que considera a alma da unidade: “Hoje nosso quadro é de 70% de técnicos, estamos aguardando a conclusão do curso de alguns auxiliares para 100% da equipe. Essa notícia de promoção trouxe motivação e reconhecimento ao profissional, trazendo uma assistência de qualidade ao paciente por uma equipe habilitada a prestar assistência ao paciente com maior complexidade, sendo hoje a nossa realidade. A equipe de enfermagem está na linha de frente em todos os serviços de saúde, sendo a alma da unidade”, reiterou.