“A presença da fiscal faz com que a gente se sinta reconhecida e amparada”, diz enfermeira após inspeção do Coren-SP

Nesta segunda-feira (31/8), o Instituto de Cirurgia e Oncologia (Incon), no município de Jacareí, recebeu a fiscalização do Coren-SP. A fiscal Vanda Cruz, que trabalha na subseção de São José dos Campos, como é de procedimento, chegou sem aviso prévio à unidade.

Equipe de enfermagem do Incon ao lado da fiscal Vanda Cruz

Desde o início da pandemia, as inspeções do Coren-SP tem como foco a análise do fluxo assistencial, o plano de contingência e a disponibilidade e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios.

“Por ser um hospital especializado em oncologia, a instituição não deixou de prestar o atendimento durante a pandemia, estabelecendo estratégias para proteção dos profissionais e pacientes. Os ambientes foram preparados para manter o distanciamento necessário e, também foi estabelecido um fluxo de triagem para que os profissionais possam aferir a temperatura e questionar sobre possível sintomatologia”, explica a fiscal Vanda.

A enfermeira oncológica Ariane Furtado Moreira acompanhou todo o trabalho da fiscal. Além de destacar a importância da atuação constante do Coren-SP, ela também salientou como a fiscalização pode fazer com que as instituições façam valer os direitos da categoria.

“Com a fiscalização, eu me sinto segura em relação à sinalização de melhorias. A presença da fiscal faz com que a gente se sinta reconhecida e amparada. A Vanda reforçou as orientações e mostrou mais uma vez que podemos contar com o Coren-SP”, avalia.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 18/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

22.623 atendimentos pelo chat.

1.763 inspeções.

2.112 atendimentos da Ouvidoria.

3.553 atendimentos pelo Fale Conosco.