13º SEMAD aborda nova Lei de Licitação e Sistema da Gestão de Enfermagem

Temas foram discutidos no terceiro dia de evento, que também promoveu encontros de assessores jurídicos e de pregoeiros do sistema

O terceiro dia do 13º Seminário Administrativo dos Conselhos de Enfermagem (SEMAD) contou com uma programação voltada à capacitação sobre a nova Lei de Licitação e Contratos e o Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem. O evento é realizado com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) na cidade de Porto Velho e reúne conselheiros, assessores, empregados públicos e colaboradores do sistema para palestras e mesas redondas focadas na capacitação e no aperfeiçoamento dos processos administrativos.

Jacques Reolon apresentou os grandes destaques da nova lei

As legislações federais estão sujeitas a mudanças e é necessário que os Conselhos de Enfermagem, enquanto autarquias, estejam atualizados sobre as novidades na esfera normativa. Os participantes da modalidade presencial e aqueles que acompanhavam o evento pelo CofenPlay acompanharam durante a manhã a palestra “Aspectos polêmicos da Nova Lei de Licitação e Contratos”, apresentada por Jacques Reolon, membro da Associação Nacional dos Advogados nos Tribunais de Contas do Brasil. O vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, coordenou a exposição.

O palestrante apresentou os grandes destaques da nova lei, destacando aspectos como a padronização de práticas na união, estados e municípios, além do foco dado nas compras eletrônicas.

As legislações federais estão sujeitas a mudanças e é necessário que os conselhos estejam atualizados sobre as novidades normativas

Na parte da tarde, Jean Vandré, chefe do Departamento de Tecnologia e Informação e Comunicação (DTIC) do Cofen apresentou palestra sobre as funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem, em conjunto com Allison Luiz  e Tiago Ramos, representantes da Place, empresa responsável pela criação da funcionalidade.

A ferramenta atualmente está sendo construída gradativamente por módulos, voltados para otimizar procedimentos relacionados às áreas de registro e cadastro, fiscalização, eleição e financeira. A expectativa é de que todo o sistema esteja pronto até o final do ano.

O sistema integrado de gestão permite personalizar os processos administrativos e operacionais de cada área finalística

Allison destacou a necessidade de investimento em tecnologia e da unificação de dados que foi gerada pela pandemia. “Os Conselhos de Enfermagem tomaram a iniciativa e encabeçaram o desafio de implementar um sistema único, uma plataforma de automação, gestão e monitoramento voltada para otimizar uma série de procedimentos. A ferramenta permite personalizar os processos administrativos e operacionais de cada área finalística, promovendo a redução do tempo gasto na realização de diversas atividades”, disse.

O Sistema Integrado de Gestão produz painéis, além de relatórios gerenciais e operacionais, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O sistema único é de extrema importância, pois permite o diálogo e a emissão de relatórios exigidos pelos órgãos regulatórios sem que tenhamos que fazê-los de forma manual. A plataforma, sem dúvidas, aumenta a qualidade na prestação dos nossos serviços”, afirmou a conselheira federal Helga Bresciani, coordenadora da palestra.

A tarde do 13º SEMAD ainda promoveu os encontros de assessores jurídicos e pregoeiros do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. O seminário chega ao fim nesta quinta-feira (25/5), com a premiação das melhores práticas de gestão administrativa.

Fonte: Ascom/Cofen