SOS Chuvas no Sul: Coren-SP participa da distribuição de mantimentos a profissionais afetados

Os conselheiros do Coren-SP Bruna Busnardo (coordenadora do grupo de trabalho de urgência e emergência e atendimento pré-hospitalar) e Marcelo Conceição estão no Rio Grande do Sul desde o último dia 23 para participar dos esforços conjuntos da Equipe de Resposta Rápida do Cofen e do Gabinete de Crise do Coren-RS para acolhimento dos profissionais de enfermagem afetados pelas chuvas e enchentes no estado.

Os integrantes da equipe realizam reuniões para definir os passos logísticos das entregas dos donativos

Os conselheiros também fazem parte da Central de Ajuda Humanitária estabelecida para contato com os profissionais afetados, que informam por formulário quais suas necessidades e endereço. Eles estimam terem realizado mais de 500 ligações enquanto estavam auxiliando a distância, em São Paulo, e estão atuando ativamente junto a equipes que envolvem também os Conselhos Regionais de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais no atendimento a mais de 3.500 profissionais.

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO

Conselheiros do Coren-SP somam seus esforços a representantes dos conselhos de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Equipe de Resposta Rápida do Cofen, estima que até o momento foram arrecadadas 13 toneladas de donativos. “Até o presente momento, nós atendemos mais de 300 famílias na região metropolitana e vamos dar continuidade a essa ação o tempo que for necessário para acolher a todos”.

Completos 30 dias do início das enchentes no Rio Grande do Sul, Eduardo avalia que o número de profissionais atendidos tende a crescer. “A cada dia esse número aumenta, tendo em vista que a internet e a energia elétrica das regiões que ainda estavam isoladas estão voltando, então os profissionais estão entrando em contato conosco via formulário”, explica.

Até o momento, a parceria do Cofen e do Coren-RS com a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul e o Rotary Internacional rendeu, além das doações, um Centro de Distribuição de Donativos nos municípios de Gravataí (a 30 km de Porto Alegre, e onde estão centralizados os trabalhos dos conselheiros do Coren-SP), Ivoti e Santa Maria para facilitar o repasse dos produtos, entre eles cestas básicas, água, roupas e itens de higiene e limpeza.

Saiba mais: