SOS Chuvas no Rio Grande do Sul: confira como funciona a Central de Ajuda Humanitária do sistema Cofen/Corens, que tem apoio do Coren-SP

O Gabinete de Crise instalado no Coren-RS e a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen têm intensificado, dia após dia, as ações de apoio aos profissionais de Enfermagem atingidos pelas chuvas. Diante da magnitude da calamidade, o grupo instalou uma Central de Ajuda Humanitária, com o apoio dos Conselhos Regionais de Santa Catarina, de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além da equipe do RS. Nesse esforço conjunto, é feito o acolhimento às vítimas.

Como a central é composta por colaboradores de diversos estados, pode ocorrer das ligações ou mensagens partirem de diferentes DDDs. “Esse é um cuidado que temos. Quando entramos em contato com algum colega, números estranhos, com outros DDDs, podem assustar”, reforça a conselheira Bruna Busnardo, coordenadora do grupo de trabalho de urgência e emergência no APH do Coren-SP. A partir dos dados coletados no formulário SOS Chuvas, que é preenchido pelos trabalhadores acometidos pela calamidade, são feitos contatos telefônicos ou por mensagem com os afetados, no objetivo de avaliar quais são as necessidades de cada um. Esses dados são analisados pelas equipes de planejamento e logística, verificando a disponibilidade de itens para doação e rotas para entrega.

Conselheira Bruna Busnardo tem atuado na Central de Ajuda Humanitária

A atuação dos colaboradores de SP, MG, RJ e SC tem sido fundamental no apoio às vítimas. “Quando os profissionais percebem que é do Conselho, que é realmente uma ajuda, eles até mudam as vozes. Muitos já começam a chorar. Nós temos que segurar a emoção e nos mostrar fortes para poder ajudá-los”, relata Bruna. Muitos dos trabalhadores ainda demonstram muita força e querem voltar o mais breve possível aos serviços para prestar assistência à população. “Estamos lidando com um cenário dramático, em que a grande maioria dos profissionais perderam tudo e nem conseguiram chegar em suas casas, que seguem debaixo d’água. Só que muitos, nos contatos que fizemos, pedem roupas e calçados com o objetivo de voltar a trabalhar. Isso demonstra o quanto a Enfermagem segue preocupada em cuidar das pessoas”, conta a coordenadora do Departamento de Atendimento ao Inscrito do Coren-MG, Ana Flávia Martins, que também está na Central de Ajuda Humanitária.

Além das ligações, ainda há profissionais de outros estados que estão pessoalmente contribuindo nas ações do SOS Chuvas. É o caso de Carmem Olsson, ex-funcionária do Coren-RS e que hoje atua no Coren-SC como coordenadora do Departamento de Registro Inscrição e Cadastro. Ela foi de Florianópolis até Porto Alegre percorrendo quase 500 quilômetros para levar uma camionete do regional catarinense para auxiliar no auxílio às vítimas. “Pude ver pessoalmente e participar das ações do Gabinete de Crise para ajudar o povo gaúcho. A expressão no rosto das pessoas e o abraço delas era carregado de esperança, de que iremos juntos superar tudo isso. Foi muito gratificante levar carinho e suporte aos profissionais de Enfermagem atingidos”, relatou.

Conforme o coordenador da ERR do Cofen, Eduardo Fernando de Souza, neste momento são priorizadas as entregas de itens de necessidades básicas aos profissionais afetados. “O envio dos itens pelo Coren-RS será de forma voluntária e humanitária, sujeito à disponibilidade logística desses materiais”, ressalta. 

Formulário SOS Chuvas – Profissionais de Enfermagem vítimas das chuvas podem solicitar apoio ao Coren-RS e ao Cofen por meio do formulário SOS Chuvas. “É fundamental, inclusive, que trabalhadores da categoria divulguem isso aos colegas atingidos, para que nosso apoio possa chegar a mais pessoas”, reforça o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla. Até o fechamento desta nota, 2.142 trabalhadores da categoria foram acometidos no estado, sendo que 1.243 estão desalojados. Em todo o RS, são 446 municípios afetados e mais de 2,1 milhões de pessoas atingidas. Foram confirmadas, até o momento, 149 mortes. 

Campanha solidária de ajuda aos profissionais – Além dessas ações, os Conselhos iniciaram uma campanha nacional para arrecadar apoio financeiro com o objetivo de direcionar à Enfermagem acometida pelas chuvas. Não há valor mínimo para doação. A arrecadação acontece via Pix, por meio do COBEEM, entidade sem fins lucrativos e devidamente registrada no Cofen. Todo o dinheiro angariado será convertido na compra de materiais como colchões, roupas íntimas, absorventes, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, kits de limpeza e de higiene e alimentos. Após a entrega dos itens, será realizada uma live, nas redes oficiais do Conselho Federal, para prestação de contas.

Confira os dados para realizar a sua doação:
Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência – COBEEM
Chave Pix (CNPJ): 05.860.470/0001-49
Instituição: Banco Santander

Fonte: Coren-RS

Saiba mais:

Gabinete de Crise expande ações de apoio à Enfermagem do RS e instala Central de Ajuda Humanitária no Coren-SP – Coren-SP

Coren-SP instala central de ajuda humanitária para enfermagem do RS (youtube.com)

Como posso ajudar?