Após ação conjunta com Coren-SP, auxiliares de enfermagem de Presidente Prudente passarão a atuar como técnicos

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, esteve nesta segunda-feira (3/9), com vereadores de Presidente Prudente, no oeste do estado, para receber dos parlamentares o Projeto de Lei 893/18, que concede o direito dos auxiliares de enfermagem concursados do município de aturem como técnicos de enfermagem. A reunião também contou com participações da gestora de área de Presidente Prudente, Juliana Gouvêa, e do fiscal Luciano Domingos.

O texto, de autoria do vereador Demerson Dias, promove os profissionais concursados como auxiliares de enfermagem que possuam titulação técnica ao cargo de técnicos de enfermagem, compondo a tabela de proventos prevista no piso salarial nacional da enfermagem “tão logo haja disponibilidade de repasses de recursos do Governo Federal”, conforme institui o documento promulgado pelo legislativo municipal.

Para o presidente do Coren-SP James dos Santos a conquista simboliza os esforços do órgão em atuar junto às mais diversas esferas para corrigir inconsistências que afetam os profissionais da enfermagem paulista. “Essa demanda nos foi apresentada pelos profissionais do município que, na prática, já atuavam em serviços de competência do técnico, mas seguiam vinculados e remunerados como auxiliares de enfermagem. A nossa fiscalização realizou a inspeção, elaborou um levantamento que foi apresentado aos parlamentares e hoje retornamos à Câmara para celebrarmos a conquista”, comemorou o presidente.

James dos Santos sugeriu ainda a criação de um termo de cooperação técnica entre o município e órgãos estaduais da educação para que os demais auxiliares de enfermagem de Presidente Prudente possam ter acesso ao curso técnico de Enfermagem em jornada diferenciada. “É importante para o município que todo o seu quadro de enfermagem tenha a habilidade teórica e técnica de lidar em situações mais complexas; e para os profissionais é justo ter a oportunidade de crescer dentro da carreira”, finalizou James.

Saiba mais:

Como posso ajudar?