Evento ‘Coren-SP Com Você’ aproxima conselho de profissionais de Catanduva

A cidade de Catanduva recebeu mais uma edição do evento “Coren-SP Com Você”, realizado no Teatro Municipal “Aniz Pachá” na manhã desta terça-feira (29).

Desta vez, o evento contou com a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e dos conselheiros Sérgio Cleto, Bruna Busnardo, Vanessa Scarcella, Vanessa Morrone, Jordevan Queiroz, Marcus Vinicius de Oliveira, Marcos Fernandes, Claudete Rosa e Fernando Henrique Vieira.

Adriano César de Araújo, James Francisco dos Santos e Padre Osvaldo de Oliveira

O prefeito de Catanduva, padre Osvaldo de Oliveira, e o secretário municipal de saúde, Adriano César de Araújo, participaram da solenidade de abertura do evento ao lado do presidente do Coren-SP, que fez a primeira palestra da atividade, explicando os projetos atuais do conselho e sua atuação em prol da ética em enfermagem.

James Francisco dos Santos durante sua palestra

Um dos projetos explicados por James foi o Ingressa Coren-SP, que promove a entrega antecipada de Carteiras de Identidade Profissional a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem recém-formados. “No dia da colação de grau, os novos profissionais já saem com suas Carteiras de Identidade Profissional, portanto prontos para ingressarem no mercado de trabalho”, detalhou.

O presidente do Coren-SP também citou a importância das mulheres dentro de enfermagem e a visão social que o conselho buscar ter atualmente: “Nossa profissão é composta por 84% de mulheres e destas, 75% são arrimo de família. Isso nos mostra que precisamos de um olhar social para discutir esse assunto de maneira mais profunda e diferenciada”, colocou.

James também destacou a importância da politização da categoria: “Sempre ouvi falar que enfermagem não combinava com política, mas hoje sabemos que isso não é verdade. Somos mais de 2 milhões de profissionais em todo o Brasil e hoje temos enfermeiros em câmaras municipais, câmara dos deputados e muitos outros locais políticos. É muito necessário que continuemos a nos inserir cada vez mais nesses espaços para que conquistemos nossas bandeiras como as 30 horas, descanso digno e outras”, afirmou.

Na segunda palestra da manhã, Carol Basílio falou sobre Inteligência Emocional

A enfermeira, palestrante e coach Carol Basílio fez a segunda palestra da manhã sobre o tema “Inteligência Emocional”.

Ela falou sobre autoconhecimento, comportamento humano e liderança. “A neurociência nos explica que somos adultos buscando curar nossas feridas emocionais de quando éramos crianças. Essas feridas são: humilhação, abandono, rejeição, traição e injustiça. Sobre as outras pessoas nós não temos controle, e sim sobre o que sentimos e pensamos sobre os outros e sobre situações que vivemos”, ensinou.

Vanessa Morrone falou sobre consultas de enfermagem

A conselheira Vanessa Morrone falou sobre o tema “Consultas de Enfermagem”, na terceira palestra do evento, explicando a grande importância dessa atribuição do profissional enfermeiro.

“A consulta de enfermagem é uma prerrogativa do enfermeiro e é fundamental para o exercício profissional, pois ela que contribuirá para a prevenção, promoção e recuperação da saúde. É extremamente importante que façamos a consulta de enfermagem pois ela é uma grande aliada da assistência, sobretudo na Atenção Primária”, colocou.

Bruna Busnardo utilizou simulações para ensinar manobras de primeiros-socorros

A conselheira Bruna Busnardo, que trabalha no SAMU de Sumaré, falou sobre primeiros socorros para leigos. Bruna não só explicou, mas também fez demonstrações práticas sobre o atendimento de emergência a engasgos (OVACE), queimaduras, paradas cardiorrespiratórias e sangramentos (hemorragias). “Uma hemorragia arterial pode levar a vítima a óbito em apenas alguns minutos. É essencial sabermos fazer os primeiros socorros para aumentar as chances da vítima”, colocou.

Bruna chamou integrantes da plateia para explicar alguns dos procedimentos, como a assistência a engasgos, sangramentos e paradas cardiorrespiratórias.

Adriéli encerrou o evento falando sobre o Yoga como Prática Integrativa

O evento se encerrou com uma palestra sobre o Yoga como Prática Integrativa, com a enfermeira Adriéli Mauro.

Adriéli explicou os vários benefícios que essa prática pode trazer à saúde física e mental dos seus praticantes. “O Yoga aumenta o otimismo e diminui a ansiedade, auxiliando o praticante a se conciliar consigo mesmo”, afirmou a profissional, que encerrou o evento conduzindo uma meditação guiada com o público.

A enfermeira encerrou sua palestra e o evento com uma frase que resume sua relação com essa prática milenar: “Yoga é como a música, o ritmo do  corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida”.

Concomitantemente com as palestras, os conselheiros conduziram o projeto “Conselheiro Participativo”, no qual prestaram atendimento a profissionais, realizando renovações de Carteiras de Identidade Profissional e acordos de conciliação de dívidas.

Os conselheiros Marcus Vinicius de Oliveira e Claudete Nascimento durante as atividades do projeto Conselheiro Participativo